Estagio Curricular Obrigatório II: Anos iniciais do ensino fundamental
Por: wannuh • 12/10/2022 • Trabalho acadêmico • 4.337 Palavras (18 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................4
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS..................................................................................5
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).........................................................7
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS COTEMPORÂNEOS DA BNCC..................................................................................................................9
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA................................................................11
5 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS...............12
6 PLANOS DE AULA...............................................................................................14
CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................18
REFERÊCIAS..........................................................................................................19
INTRODUÇÃO
A prática de ensino tem um papel bastante importante na construção do conhecimento, abrange diversos aspectos e para que isso ocorra o Professor necessita de uma formação iniciante consolidada. Sendo assim, os futuros docentes devem conhecer bem a sua área de trabalho.
O estágio no oficio do educador é imprescindível, pois é uma maneira de inserir o universitário na vivencia da escola, com a colaboração de profissionais. O estagiário transforma-se em um elo comunicativo entre a escola e a instituição de ensino superior, estendendo para as aulas de pratica de ensino os dilemas e adversidades enfrentadas em sua atividade de estagiário (KRASILCHIL,2008).
Morais et al. (2017) ressaltam que ao apoderar-se do saber, o lecionador coopera com argumentos teóricos que permitem clareza do conhecimento , elegendo, assim, as melhores didáticas para realizar o seu trabalho, buscando oportunidades de superar os obstáculos com determinação e propriedade.
O objetivo do presente relatório é relatar a importância para os educandos em sua formação inicial, aprenderem na prática oque foi trabalhado teoricamente, e como esse impactou tanto a formação como a atuação na qualidade de professor da infância.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
De acordo com a BNCC (2019)- Base Nacional Comum Curricular, no que se refere á educação infantil está sendo consolidada a concepção que interliga educar e cuidar, associando o cuidado a algo do processo educativo, objetivando ampliar o universo das experiências.
A temática em discussão que trata a respeito da interdisciplinaridade tem sido tratada por dois grandes enfoques: o epistemológico e o pedagógico.
Epistemologia: toma-se como categorias para seu estudo o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e á realidade.
Visão Pedagógica: discutem-se fundamentalmente questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar.
[...] a reforma necessária do pensamento é
Aquela que gera um pensamento do contexto
E do complexo. O pensamento contextual bus-
ca sempre a relação de inseparabilidade e as
inter-retroações entre qualquer fenômeno e seu
contexto, e deste com o contexto plenetário.
Para Goldman (1979, p. 3-25), um olhar interdisciplinar sobre a realidade
Permite que entendamos melhor a relação entre seu todo e as partes que a constituem. O modo dialético de pensar, fundado na historicidade poderia favorecer maior integração entre as ciências.
Inúmeras são as relações que intervêm na construção da aprendizagem e no processo de construção e organização do conhecimento. Nesse tempo de complexidade é importante que a inteligência interdisciplinar, sejam as de integrar e religar o que foi desconectado.
Nesse complexo trabalho o enfoque interdisciplinar aproxima o sujeito de sua realidade mais ampla, auxilia os aprendizes na compreensão das complexas redes
Conceituais, possibilita maior significado e sentido aos conteúdos da aprendizagem, permitindo uma formação mais consistente e responsável.
A proposta da abordagem interdisciplinar positivista na educação faz com que esteja fortemente presentes nas atuais correntes e etc. Tendo em mente que a escola é um ambiente leve e de vida e ao mesmo tempo uma forma dos sujeitos terem acesso a cidadania, desenvolvimento, criatividade entre tantas outras possibilidades que vai tornar os mesmos preparados para a vida, por isso a organização curricular, pedagógica e didática deve considerar a pluralidade de vozes de concepções, de experiências, de ritmos, de culturas, de interesses. A
...