Estagio - Educação Infantil
Por: Victoria Costa • 4/12/2019 • Relatório de pesquisa • 1.724 Palavras (7 Páginas) • 167 Visualizações
O estágio desenvolveu-se na Escola ****************************, localizada no centro da cidade de ********-MG, que atende estudantes provenientes de diversas regiões do município, inclusive rural, estes utilizam o transporte escolar. Em suas proximidades encontra-se a Escola *******************, a Igreja Matriz da cidade e diversos e variados estabelecimentos comerciais.
Atualmente, a escola é administrada pelo secretário de educação do município, Eder e pela então diretora, Elaine. A supervisão pedagógica é desempenhada pela especialista, Luciene.
A escola atende crianças do Pré I da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, as aulas são apenas no período vespertino, no matutino apenas reforço para as crianças com dificuldades, funcionam duas (02) turmas de educação infantil e seis (06) turmas do ensino fundamental. Funcionam também uma (01) turma do maternal, a turma funciona nessa escola por motivos de falta de estrutura da creche da cidade.
Nesse sentido, o foco desse documento está voltado na turma do Pré II (2º período), tendo como público-alvo dezoito (18) crianças de quatro anos de idade, dentre elas uma criança com baixa visão.
Introdução
O estágio realizado na escola ****************, deve a duração de, mais ou menos, dois meses. Nele pude realizar diversas atividades, tais com, atividade de soma e subtração; qual número vem antes (vizinhos); ditado; quebra-cabeça; atividade com intuito de ensinar determinada letra; ensaio de dança para formatura; brincadeiras feitas com carrinho de papelão; bingo de palavras; entre outras atividades corriqueiras.
A escola é muito limpa, bonita e bem organizada. As salas de aula são limpas; organizadas; equipada com cadeiras e mesas proporcionais para os alunos; bem ventiladas; com boa claridade e todas as salas são muito coloridas e cheias de desenhos. A escola possui uma cantina limpa e arejada, todos os funcionários utilizam toca para entrar e todos os dias as crianças comem legumes, verduras e frutas frescas.
Os profissionais a que tive contato foi a diretora, a supervisora, a secretária e a professora, todos muito prestativos e dispostos a ajudar a minha formação. Foram comigo, ainda são, preparados e competentes para sanar minhas inúmeras dúvidas e questionamentos. Professores esforçados e preocupados com a aprendizagem do aluno, inventando diversas formas de ajudar, mas tudo dentro do plano de aula preestabelecido. Tendo duas linhas pedagógicas, uma é baseada nas ideias de Paulo Freire, a linha Freiriana, e a outra é a linha Tradicional.
A gestão escolar ajuda os alunos a desenvolverem suas competências e habilidades gradativamente. A escola conta com 27 funcionários, uma (01) diretora, uma (01) supervisora, uma (01) secretária, duas (02) auxiliares de secretaria, seis (06) cantineiras, uma (01) porteira e quinze (15) professores.
Sobre sua infraestrutura, a escola, apesar de residir em um cidade pequena, possui nove (09) salas de aula, uma (01) sala dos professores, uma (01) secretaria, um (01) depósito, três (03) banheiros (sendo um feminino e um masculino para as crianças e um unisex para os professores), uma (01) copa, um (01) almoxarifado, uma (01) biblioteca, um (01) refeitório, uma (01) área verde, um (01) pátio para as brincadeiras e o intervalo. Espaços esses, satisfatórios para o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
A professora é muito dedicada, esforçada e competente. Ela é inteligente e sabe lidar com os alunos e suas dificuldades, nunca deixando o aluno para trás. Suas aulas são dinâmicas, divertidas e educacionais, sempre inovando a forma de ensinar, pela brincadeira, pela música, pela dança, pelo raciocínio entre outros aspectos. Uma professora que sente prazer em dar aula, gosta de verdade do que faz.
PERFIL DA PROFESSORA
Fiz uma pequena entrevista a professora, ela se chama Doralice, 60 anos, casada, professora desde os dezessete anos. Ela formou no magistério em 11 de dezembro 1994 e Normal Superior em 21 de dezembro 2001.
Segue abaixo a entrevista:
Nátaly: “Em quais turmas você trabalhou?”
Doralice: “Minha primeira turma foi em 1973 fazia oitava série e trabalhei com uma segunda série.”
N: “Em quais níveis de ensino a senhora já trabalho?”
D: “Já trabalhei com Educação Infantil, Maternal, primeira, segunda e terceira série.”
N: “Com qual disciplina a senhora se identifica?”
D: “Me identifico na disciplina de português, gosto de brincadeiras, cantar, dançar declamar poesias e contar histórias.”
N: “Por que escolheu essa profissão?”
D: “Escolhi ser professora em ouvir casos que a minha mãe e uma tia que era professora contavam.”
N: “O que tem a dizer sobre trabalhar com a educação de crianças?”
D: “Amo o que faço e faço o que amo. “
Nesse estágio eu realizei 125 horas acompanhando essa professora no segundo período.
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA
A professora, é um pouco autoritária, gosta de tudo do seu jeito. Mas é a forma que ela tem de ensinar. Ela aborda de diversas maneiras, tanto ela tem uma abordagem mais tradicional tanto ela te, uma abordagem mais interativa. Ela volta nos assuntos várias vezes para que ela constate se todos aprenderam por igual ou se algum não conseguiu acompanhar o resto da turma.
Uma das práticas utilizadas pela professora, é trabalhar com os alunos ler e escrever texto, tanto do quadro quanto da folha, depois fazer atividades sobre eles. A professora sempre trabalha com um texto diferente, que predomine uma letra, por exemplo, o texto “O NAVIO DE VIVIANE”, a letra predominante dele é o “V”. O intuito dela insistir com os alunos para que eles copiem do quadro é para que eles aprendam a copiar sem se perder no meio do texto.
Outra prática também muito utilizada pela professora é os números vizinhos. Na maioria das atividades, tem-se três casinhas. Com um número em alguma delas, pelo número, a criança dirá qual é o vizinho do número, o antecessor ou sucessor.
Ainda dentro da matemática, a professora também utiliza a dinâmica para ensinar soma e subtração. Ela dá dois números, na soma, os alunos pegam um número X de lápis e somam com outro número X e depois contam quantos ficam. Por exemplo, “5+3” os alunos pegam cinco (05) lápis e depois pegam mais três (03), depois eles contam quantos lápis ficaram, obtendo assim seu resultado. E o mesmo acontece na subtração, obviamente, com métodos opostos, em um eles acrescentam em outro diminuam.
A professora é muito ligado aos alunos, e vice versa. Ela avalia o comportamento, a aprendizagem e o esforço do aluno. Sempre trazendo uma nova brincadeira, uma nova dinâmica, uma nova forma de incentivar o aluno a aprender. Acho a forma dela ensinar excelentíssima, ela é dedica e preocupada com os alunos, dentro e fora das salas.
...