Estagio Gestão Unopar 2020
Por: julianotf • 29/11/2020 • Trabalho acadêmico • 2.741 Palavras (11 Páginas) • 406 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMáRIO
INTRODUÇÃO .............................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO
PARTE 1 ANALISANDO O SOFTWARE DA EMPRESA .............................................6
IEEE 754 ......................................................................................................................7
CONVERSÃO DO SISTEMA BINARIO PARA DECIMAL ............................................8
O PROGRAMADOR ....................................................................................................8
COMPUTADOR E NUMEROS .....................................................................................9
FRACASSOS POR BUGS..........................................................................................10
EXPLOSÃO DO ARIANE 5 ........................................................................................10
PARTE 2 UMA PROPOSTA DE FINANCIAMENTO ..................................................11
CONSIDERAÇOES FINAIS .......................................................................................15
REFERENCIAS .........................................................................................................16
INTRODUÇÃO
Na elaboração deste trabalho em Matemática com a temática “problema dos “Bugs”. “Bugs” nada mais são do que um termo utilizado para denominar possíveis erros em softwares e suas consequências que na maioria das vezes são ruins, mas que ao mesmo tempo gera um campo de busca, para possíveis soluções. Para este tema são necessários conhecimentos do livro Matemática Financeira como: juros simples e juros compostos e suas respectivas taxas equivalentes. No capítulo 1 com o tema Erros, do livro de Ensino superior em Matemática, Calculo numérico pela Faculdade Unopar, trataremos especificamente: conversão de números inteiros e fracionários decimais para binários, aritmética no ponto flutuante, análise de erros parte 1.
A palavra “bug” significa "inseto". Não se sabe ao certo qual a relação entre inseto e falhas em softwares e hardwares, mas a explicação mais aceita relata um incidente que aconteceu em 9 de setembro de 1947, no computador Mark II, operado pela Marinha dos Estados Unidos.
William Burke encontrou uma mariposa que estava presa entre os fios dentro da máquina, causando uma falha no funcionamento do computador. Ele relatou na época que seria um caso real de "inseto (bug) sendo encontrado". A partir do fato, o termo acabou sendo difundido no vocabulário de clientes de computadores.
Desenvolvedores ao lançarem um sistema de hardware, vários testes são feitos, para assim evitar “bugs” e quaisquer casos de defeitos ou riscos à segurança humana. Quando uma possibilidade de “bug” é encontrada, é preciso averiguar sua origem de falha, e prestar soluções de hardware ou software para resolver o problema.
O objetivo do trabalho reflete na questão de alguns desastres atribuíveis a má interpretação quanto ao uso de conversões da computação numérica. Para facilitar o entendimento para o assunto, quando o programador não fica atento à representação dos números reais em notação de ponto flutuante. O computador não interpreta o cálculo com números que apresentam infinitas casas decimais. Alguns números que são formados pela dizima periódica e, no computador, não podem ser registrados pois seria inviável. Nessa ocasião pode ser evidenciada a utilização correta dos conhecimentos matemáticos, e que devem ser interpretados de forma correta e repassados para o computador. É viável pensar que um software fornecerá um resultado confiável, mas há muitos casos antigamente e até atualmente em que exemplos de erros e catástrofes foram geradas por causa de “bugs” em softwares. Então, são usados recursos como notação cientifica, conversão de bases, conhecimento de aritmética de ponto flutuante descritos no livro de ensino.
Neste trabalho quanto a “O problema dos Bugs” e suas consequências trataremos como exemplo de um caso quando uma equipe é contratada para analisar o sistema de uma empresa que teve um “bug” em um de seus softwares e que esse “bug” acarretou um prejuízo de 𝑅$ 200.000,00 à empresa. Evidenciamos assim a importância e a beleza dos estudos matemáticos pertencentes a esse tema. Nesse contexto teremos informações sobre os “bugs” além de analise matemática quanto a uma proposta de financiamento para a empresa, visto que essa empresa precisa do dinheiro para continuar com seu funcionamento, garantindo assim muitos empregos diretos e indiretos.
DESENVOLVIMENTO
Parte 1- Analisando o software de uma empresa.
A pergunta que não quer sair do pensamento do aluno seria. Por que estudar cálculo numérico? Uma resposta branda seria. O estudo do cálculo numérico é fundamental para resolver problemas que precisam de cálculos matemáticos antecipados e que são realizados no computador. Existem números que são representados por infinitos dígitos e, no computador, não podem ser registrados pois a máquina é limitada. Na matemática, os números podem ser representados por infinitos algarismos, já no computador isso não pode acontecer, pois o grau de capacidade de armazenamento de informações varia de aparelho para aparelho. Temos como exemplo os números: raiz quadrada de 2, raiz quadrada de 3, número Pi, e o número 1 sobre 3, que não pode ser expresso como um número finito de casas decimais, não podendo ser representada totalmente no computador. Neste caso são usados recursos como o arredondamento e o truncamento. Vamos simulador uma situação em que o professor fala sobre a conversão de números decimais para binários, fazendo assim uma correspondente leitura dos números pelo computador. Exemplo: se calculássemos uma área de uma circunferência de diâmetro de 5 m, raio de 2,5 m? Sendo Área da circunferência = Pi que multiplica raio ao quadrado. Obteríamos diversos resultados.
...