Estagio Psicopedagogia Clínica
Por: PriscyllaC • 31/8/2018 • Relatório de pesquisa • 4.757 Palavras (20 Páginas) • 6.161 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
PRISCYLLA DE CARVALHO LIMA OLIVEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
BRASÍLIA- DF
2018
[pic 2]
PRISCYLLA DE CARVALHO LIMA OLIVEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
Relatório de estágio apresentado como requisito parcial para obtenção no curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na modalidade à distância, do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Prof.ª Ana Cristina Lass Stankievicz
BRASÍLIA- DF
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO4
2 DESENVOLVIMENTO5
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO5
2.2 DADOS DO AVALIANDO6
2.3 REGISTRO DA QUEIXA6
2.4 REGISTRO DESCRITIVO DOS ENCONTROS6
2.4.1Visitas à escola 7
2.4.2 Observação do sujeito no recreio 7
2.4.3 Observação em sala de aula 7
2.4.4 Entrevista ou relatório dos professores 7
2.4.5 Histórico escolar 8
2.4.6 Anamnese 8
2.4.7 Observação exploratória (Observação Lúdica e EOCA) 9
2.4.8 Elaboração do primeiro sistema de hipóteses10
2.4.9 Área Cognitiva10
2.4.10 Área Emocional10
2.4.11 Área Funcional11
2.4.12 Habilidades acadêmicas: leitura, escrita, matemática11
2.5 INFORME PSICOPEDAGOGICO11
I Dados pessoais11
II Motivo da avaliação12
III Período de avaliação e número de sessões12
IV Instrumentos utilizados12
V Analise dos resultados12
VI Parecer Diagnóstico13
VII Prognóstico14
VIII Recomendações e indicações14
2.6 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO15
2.7 DEVOLUTIVA AOS PAIS16
2.8 DEVOLUTIVA AO (À) ALUNO (A)16
2.9 DEVOLUTIVA À ESCOLA17
CONSIDERAÇÕES FINAIS18
REFERÊNCIAS19
ANEXOS20
1 INTRODUÇÃO
O Estágio é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96, art. 61 onde retrata dos profissionais da educação, tendo como fundamento a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço e aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades.
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio de psicopedagogia clínica. Tendo como foco a vivência e experiências de situações por meio de uma relação entre a teoria aprendida durante o curso e a realidade, assim construindo experiências significativas de aprendizagem e contribuindo para a formação de um Psicopedagogo Clínicocrítico, reflexivo e criativo.
O trabalho buscou analisar a situação do aluno com dificuldades dentro do contexto escolar com a finalidade de proporcionar orientações e instrumentos que permitem modificar a situação atual, o que possibilita ao psicopedagogo através de um processo realizar diagnósticos utilizando conhecimentos práticos e teóricos na investigação, no levantamento de hipóteses e posteriormente na intervenção a ser realizada com a finalidade de contribuir com a aprendizagem do aluno par a que seu desenvolvimento escolar melhore.
Ao iniciar o estágio as expectativas apresentadas pela estagiária foram a relação de teoria e prática, ou seja, como se daria a vivência no ambiente escolar de um aluno com dificuldades apontadas pela família e escola e como propor aos mesmo a melhor maneira de intervir no processo de aprendizagem do aluno.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Nome: Colégio Madre Carmen Sallés
Endereço: SGAN 604 Módulo D, L2 Norte – Brasília-DF
Telefone: (61)3223-2863
Número de alunos: 1.840
Número de salas: 36
Turnos de funcionamento: Manhã e tarde
Níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio
Regime jurídico: Privada de caráter filantrópico
Proposta pedagógica da escola: O Projeto Pedagógico do Colégio Madre Carmen Sallés foi elaborado pela Direção Pedagógica. Tendo a concepção de educação adotada fundamentada na crença em Deus, Criador e Pai que vivendo em comunhão, quis tornar visível na história por meio da Encarnação de Jesus, chamando a todos para a participação na plenitude de sua vida. Inspirada nesse ministério propõe a educação preventiva, através da adesão ao bem e a rejeição ao mal. A competência está fundamentada por umas das frases mais repetidas por Carmen Sallés: “O que fizeram, façam-no por Deus e bem feito”.
Segundo Vasconcelos (1995, p. 145), o projeto pedagógico pode ser compreendido como:
A sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade.
Na proposta pedagógica são adotados os princípios da Educação Personalizada e Comunitária, sistematizados por Pierre Faure. Onde atende a atividade que o aluno desempenha como elemento essencialmente ativo de seu processo educativo. É a que brota do interior da pessoa, seja de modo espontâneo, seja por sugestão, mas assumida por ela, de modo consciente e responsável.
...