Estagio alfbetização
Por: Abila • 27/7/2015 • Trabalho acadêmico • 4.223 Palavras (17 Páginas) • 268 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
ÁBILA REGINA GARCIA SCHWINN – 734629
FRANCINEIDE PEREIRA DE LARA - 721703
ESTÁGIO – SUPERVISIONADO –
MAGISTÉRIO/NORMAL DE ENSINO MÉDIO
TOLEDO
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
ÁBILA REGINA GARCIA SCHWINN – 734629
FRANCINEIDE PEREIRA DE LARA - 721703
ESTÁGIO – SUPERVISIONADO –
MAGISTÉRIO/NORMAL DE ENSINO MÉDIO
Relatório de Estágio – Supervisionado –
Magistério/Normal de Ensino Médio
Tutor Local: Terezinha Massolini.
Centro Associado: Toledo.
TOLEDO
2013
INTRODUÇÃO
O planejamento do trabalho a ser desenvolvido deverá ocorrer com bases na concepção dos objetivos, da seleção e da organização sequencial dos conteúdos, adequando-os aos diversos estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos. A escolha dos procedimentos metodológicos é significativa e a escola deve elaborar procedimentos de avaliação numa perspectiva processual, considerando o avanço apresentado pelo aluno e as possibilidades futuras. O estagio foi realizado pelas acadêmicas Ábila Regina Garcia Schwinn e Francineide Pereira de Lara Karling, sendo este no Colégio Estadual Jardim Europa e que conta com um amplo quadro de professores bem dotados de conhecimento que garantem um ensino de qualidade aos educandos do Ensino Médio.
Procedimentos e recursos didáticos adaptados às necessidades educativas do Ensino Médio. O Educador deve analisar as implicações didáticas pedagógicas, o planejamento, o conteúdo, o método e a avaliação no processo do Ensino Médio. Identificar os procedimentos e recursos materiais adaptados às necessidades educativas dos alunos. Desenvolver atitudes de professor-pesquisador como agente observador e reflexivo.
Para que o futuro pedagogo se torne um excelente profissional com teoria e prática no Ensino Médio é necessário no contexto escolar existir um olhar de pesquisador, e amor isso é fundamental para que se tornem educadores que aprofundem seus conhecimentos, tendo assim como objetivo a construção de uma escola de qualidade pra todos. Não basta a um profissional ter conhecimento sobre o seu trabalho. É fundamental mobilizar, não só o domínio dos conhecimentos específicos em torno dos quais deverá agir, mas também, compreensão das questões envolvidas em seu trabalho, sua identificação e resolução, autonomia para tomar decisões, responsabilidade pelas opções feitas.
Abordaremos neste trabalho, como é a rotina de um professor de Ensino Médio, como é feito seu planejamento, como é passado essa didática aos alunos e como esses se portam diant e do que o professor tem á passar, ou seja, seu conteúdo. O professor de Ensino Médio tem um grande desafio, pois além de ter que seguir corretamente o que o conteúdo pede, deve criar um vinculo com os alunos, por ser adolescentes o interesse é pouco, tem que ter jogo de cintura e muita paciência para lidar com essa fase que é o nosso próprio futuro.
2. ENSINO MÉDIO E MAGISTÉRIO DE NIVEL MÉDIO
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
O estágio foi realizado no Colégio Estadual Jardim Europa, situada à Rua Monteiro Lobato, número 391, no Bairro Santa Clara IV, CEP 85.908-020, localizada na cidade de Toledo, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (45) 3252-7444 e do e-mail aeuropa@uol.com.br e pelo site toojardimeuropa.seed.pr.gov.br.
A escola oferta atendimento no Ensino Fundamental, Médio e Profissional no período matutino, vespertino e noturno. O horário de atendimento da escola é matutino das 07:30 horas ás 11:30 horas, vespertino das 13:30 horas ás 17:30 horas e noturno das 19:00 horas ás 22:30 horas
A instituição atende um total de 1.190 (Um mil cento e noventa) alunos.
O estágio foi realizado no período de 23/09/2013 á 27/09/2013 no período noturnas sendo 20 horas de estágio, nesse período a turma observada foram os 2º e 3º anos do Ensino Médio, disciplina de Sociologia.
2.2. CONCEPÇÕES
2.2.1 CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA
A criança é um ser social e histórico, que faz parte de uma organização familiar inserida em uma sociedade caracterizada por uma determinada cultura. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. Tem na família biológica ou não um ponto de referencia ou não.
As crianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que sentem o mundo de um jeito muito próprio. Através das interações que estabelecem com as pessoas e com o meio que as circunda, as crianças revelam o seu esforço e por meio das brincadeiras revelam as condições de vida a que estão submetidas, seus anseios e desejos.
As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
A concepção de criança, posta pelo enfoque Histórico Cultural, se sustenta na tese de que criança só se desenvolve, isto é, se humaniza mediante a apropriação da cultura e no processo de sua atividade. Todas as habilidades e aptidões humanas são, nesse sentido, formadas nas relações concretas – compreendidas na materialidade e imaterialidade – entre o homem e o mundo na cultura, tornando-se produtos e produtores da história humana. Portanto, a criança, nessa perspectiva, não nasce com caráter humanizado, mas se humaniza pelos seus processos de vida e educação.
Para o enfoque Histórico Cultural, o caráter ativo do sujeito no processo de apropriação, possibilita a criação da singularidade de cada ser humano. Concebe-se, nessa perspectiva, que a criança, ao adquirir novas formas de apreender o mundo, não só o recria para si, mas lhe atribui um sentido pessoal, internalizando a cultura e as características do mundo externo como algo que agora lhe é próprio e singular.
2.2.2 CONCEPÇÃO DE ADOLESCENCIA
Existe um consenso geral de que o termo adolescência refere-se muito mais a um processo de maturidade biológica que transcende á área psicossocial e constitui um período durante o qual se inicia e se trata de aperfeiçoar a personalidade, o sentido da identidade, a capacidade de abstração e adaptação harmônica ao meio social, a adolescência surge adolescência surge como um período de grandes mudanças físicas que alteram sua imagem corporal e intelectual começando a possibilitar a formação do conhecimento de si próprio e a prepara-lo para tomar decisões.
...