Estagio curricula
Por: Dline • 3/4/2016 • Relatório de pesquisa • 521 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
Investigação e análise das diversas modalidades de gestão: entrevistas com administradores escolares, supervisores de ensino, coordenadores de área, setores de RH, outros.
Estágio realizado na E. M. Dom Pedro II, localizada no Distrito Brejo de Minas, Santa Maria do Suaçui, zona rural. Percebe-se que a escola tem uma enorme preocupação com seus alunos, desde o diretor até os serviçais, procurando está atento a individualidade de cada criança. Nota-se que o professor planeja sua aula, sendo flexível nas suas decisões, trazendo para sala de aula suas idéias e complementando com opiniões sugeridas pelos alunos, que por sua vez são participativos e criativos, existindo traços de cada um, muitos com criatividade bem avançada, outros com certa dificuldade em suas invenções, sem saber o que realmente quer.
Um fato muito importante é o comportamento dentro da sala de aula, eles ficam sentados em duplas, quando querem sair pedem autorização ao professor que age naturalmente,percebi que as crianças têm liberdade para conversar com seu professor, tanto fatos relacionados à sua aprendizagem, como coisas que os incomodam, tanto em casa como na própria escola. O carinho e respeito que o professores tratam os alunos é um grande exemplo, mas é claro que muitas vezes o professor tem que ser firme com as palavras, pois nota-se que tem salas com alunos muito difíceis, com comportamentos inusitados, segundo os professores são alunos que não tem auxílio em casa, e os pais nem se quer procura ter interesse pelo o que filho faz.
Outro fato interessante é a presença dos pais na escola, vão apenas a reuniões, mas a escola deixa os pais a vontade para participar da vida escolar de seu filho, portanto sempre que quiserem ir á escola são bem vindos.
A relação entre a equipe docente e a coordenação é tranqüila e democrática, tudo é decidido através de opiniões e decisões tomadas coletivamente, portanto tudo o que acontece dentro da escola é responsabilidade de todos. Em muitos momentos há dificuldade em mobilizar e estimular o corpo docente, principalmente quando se tratam de projetos inovadores, trabalhos extramuros, pois estes sentem dificuldades em desenvolver estas atividades. Em relação às tarefas é dividas de forma harmoniosa, sem haver qualquer tipo de discriminação.
Os professores fazem de tudo para estarem atualizados, todos os anos dois professores são convidados para realizar capacitação e a coordenação procura estimular e apoiar esses conhecimentos, criando momentos de socialização entre os colegas de trabalho.
A diretora da E. M. Dom Pedro II atua de forma democrática, as decisões são expostas independentes qual seja a situação, quanto às verbas da escola, todos têm conhecimento de como são gastas, buscando melhorias para a escola, todos opinam, falam sobre o que deve melhorar e juntos decidem o que realmente é prioridade. Percebi que a escola é voltada para uma prática social comprometida com as necessidades de toda a comunidade, uma escola que pensa de forma sistêmica, onde as decisões são tomadas de forma integrada.
A escola busca formar cidadãos autônomos, criativos, capazes de superar os desafios do dia-a-dia, cidadãos conscientes de suas ações, comprometidos com a sociedade, lembrando sempre que o saber da escola não deve ser conteudista, mas formador do cidadão.
...