Estagio nao corrigido
Por: cecilianas • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 857 Palavras (4 Páginas) • 207 Visualizações
Universidade de Uberaba
Maria Cecília Oliveira do Nascimento
Estágio Curricular Supervisionado
Franca - SP
Novembro -2015
Introdução
O estágio curricular supervisionado foi realizado na Escola Municipal Tio Ângelo na sala da professora Kenya Vitoriano com os alunos do pré II (5 anos).
Observei a importância da organização dos espaços e tempos para uma boa prática pedagógica e montei um plano de aula para que vivenciasse à docência o que contribuiu significativamente com o meu processo de formação
Ao realizar o estágio na Escola Municipal Tio Ângelo com a turma da professora Kenya Vitoriano notei a importância da organização do espaço e tempo para uma boa prática pedagógica.
A sala de aula além de ampla e arejada, torna – se ainda mais aconchegante com a de coração utilizada. Na decoração é utilizada objetos industrializados, objetos confeccionados pelo aluno, trabalhos realizados em sala de aula, materiais pedagógicos e brinquedos. Todos eles de fácil acesso!
As carteiras coloridas e específicas para a idade são em formas de U o que facilita a interação e movimentação dos alunos que é feita com naturalidade, porém de sempre respeitando a autorização da professora na qual as crianças carinhosamente chamam de tia.
A professora demonstra interesse e ministra asa aulas de forma prazerosa, dirigi aos alunos de forma carinhosa, gesticula, canta, dança, revelando assim sua experiência com o conhecimento e exercício da docência.
As atividades desenvolvidas seguem um plano de ensino e de aula, utiliza vários recursos didáticos como livros, jogos, brinquedos, filmes, músicas, além das atividades extra classe. A professora sabe lidar com imprevistos que possam vim acontecer ...afinal imprevistos sempre acontece faz parte do planejamento …
O processo avaliativo é constante, ela os observa o tempo todo e apesar de algumas dificuldades encontradas pelos alunos o interesse ainda é mantido. Eles gostam de ajudar a professora e muitas vezes chegam a imitá–la em seus gestos.
A escola não possui alunos com dificuldades de aprendizagem e necessidades especiais mas demonstra estar preparada para recebe–los.
A escola valoriza os direitos da criança e em caso de violação de tais direitos a escola fará os encaminhamentos legais necessários.
Entrevista com a professora
Ao entrevistar a professora Kenya Vitoriano ela me contou que faz 12 anos que atua como professora da educação infantil. Além de gostar de crianças queria contribuir para a aprendizagem de cada uma delas acompanhando cada dia seu desenvolvimento, amo o que faço claro que existem desvantagens como a falta de valorização mas o sorriso de cada um após cada atividade realizada é gratificante. Um bom planejamento e a parceria com a família são indispensáveis Tenho alunos amáveis porem alguns dias eles estão inquietos mas conversando tudo se resolve, como professora tenho que ter pulso firme, transmitir confiança sem deixar de ser carinhosa revelou Kenya.
Entrevista com aluno
Entrevistei o aluno João Miguel, Maria Fernanda e Carlos Eduardo, todos de 5 anos de idade. Gosto de vir pra escola mas quando está chovendo fico com preguiça! Aqui na escola vejo meus amiguinhos, a gente brinca e aprende muita coisa disse João Miguel. Gosto de pintar, desenhar ouvir e contar estórias já sei até escrever meu nome só não gosto de fazer continha dói minha cabeça. Quando chego faço fila pra entrar na sala, faço algumas atividades legais e depois vou pro recreio quando volto pra sala a professora as vezes canta e dança uma musiquinha com a gente ou a gente assisti desenho na televisão, é legal! -acrescentou Maria Fernanda. Quando acerto meu dever e fico bonzinho ela me dá parabéns mas ela não gosta de gritos ai ela fala que precisamos falar baixo senão ela vai ficar triste e a Tia Kenya é boazinha ninguém quer ver a tia triste! relatou Carlos Eduardo.
...