TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso

Por:   •  2/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

1.  Tendo em vista a opção de Ana e de seus colegas em atrelar o projeto escolar à Agenda 2030 da ONU, pesquise quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que integram esse documento e discorra brevemente sobre a importância desse plano de ação internacional para a superação dos principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas em todo o mundo. (0,5 ponto)

As ODS são 17 orientações passadas aos países para os nortearem até o ano de 2030 ao desenvolvimento sustentável. Elas abordam as áreas do desenvolvimento: - social: apresentando metas tais como a erradicação da pobreza e igualdade de gênero; - ambiental: indicando a conservação e recuperação de ambientes aquáticos e terrestres, bem como ações contra a mudança do clima; - econômico: tais como o consumo e produção sustentáveis e produção de energia limpa e acessível. Esse plano de ação, se conduzido de forma satisfatória, conduzirá o país ao desenvolvimento humano mais inclusivo aos grupos minoritários, as classes sociais à distribuição mais igualitária, o meio ambiente e clima à preservação, a economia ao melhor uso dos recursos naturais e a nação ao desenvolvimento de instituições mais inclusivas, transparentes e democráticas, sendo este último um dos temas da ODS n° 16.

2.  Paz, Justiça e Instituições Eficazes são os temas centrais que permeiam o 16° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 16), que integra a Agenda 2030 da ONU. Tendo em vista a notável crise de representatividade nas instituições pelo mundo, pesquise e aborde uma experiência bem-sucedida, colocada em prática em algum outro país, que contribuiu para ampliar a representatividade em instituições, tornando-as mais inclusivas e democráticas. (1,0 ponto)

Neste sentido, temos o exemplo bem consolidado de como a Finlândia transformou a não bem-sucedida instituição de ensino no país de meados de 1970, até um dos melhores sistemas de ensino no mundo em meados dos anos 2000. As medidas tomadas foram investimento em recursos para os mais necessitados, professores mais qualificados, constante avaliação da educação, um melhor balanceamento entre a centralização e a descentralização, entre outros. Por exemplo, o currículo do professor, antes centralizado, passou a seguir padrões que refletiam as necessidades locais e, com isso, melhor abrangeu as necessidades dos estudantes. Atualmente, mais de 99% dos estudantes concluíram o ensino básico compulsório, mais de 90% o ensino secundário e mais de dois terços ingressaram em escolas técnicas ou superiores. Desta forma, a instituição do ensino na Finlândia tornou-se significativamente mais inclusiva e democrática.

3.  Conforme consta no referencial teórico, uma gestão democrática precisa envolver todos os segmentos escolares, bem como a comunidade da qual ela faz parte, tornando possível a participação ativa dos sujeitos (ou de seus representantes) nos processos decisórios da instituição educativa. Deste modo, reflita e discorra brevemente sobre como a gestão democrática  no  ambiente  escolar  brasileiro  pode  contribuir  para  a  ampliação  da representatividade de grupos e sujeitos historicamente excluídos. (1,0 ponto) 

Um dos principais obstáculos à democratização da escola, sobretudo no Brasil, está em como incluir sujeitos historicamente excluídos. A exemplo disso, grande parcela de crianças de regiões rurais não frequentam a pré-escola, podendo chegar a 25% do total de crianças na faixa etária correspondente nas regiões Norte e Centro-Oeste. Neste contexto, o incentivo a uma gestão democrática pode aumentar o resgate destas crianças ao ambiente escolar, por meio do aumento da representatividade deste grupo na obtenção de informação e tomada de decisões sobre as necessidades das famílias que moram nestas regiões e as causas da evasão escolar. Por exemplo, talvez as famílias não tenham condução e não haja transporte escolar, ou talvez os pais não tenham conhecimento sobre a importância da pré-escola. Ao dar voz a esses pais junto à gestão, as causas da exclusão podem ser identificadas e sanadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com