Estudo de casos: Bullying
Por: aschwager • 7/1/2016 • Trabalho acadêmico • 683 Palavras (3 Páginas) • 763 Visualizações
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CURSO DE PEDAGOGIA
AUGUSTO SCHWAGER DE CARVALHO
ESTUDO DE CASO: BULLYING
Niterói
2013
AUGUSTO SCHWAGER DE CARVALHO
ESTUDO DE CASO: BULLYING
Avaliação Formativa Virtual 2, do curso de Pedagogia da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, da disciplina Didática: Organização do Trabalho Pedagógico, como parte dos requisitos para conclusão de curso
Professora: Cristiane Lima
Tutora: Maria Alice Ribeiro
Niterói
2013
TEMA DA ATIVIDADE
Para a realização desta atividade iremos analisar e desenvolver algumas estratégias metodológicas para auxiliar a professora, a resolver o seguinte caso fictício: “Em uma Escola Pública existe um aluno com oito anos que não quer ficar no pátio longe da professora, A professora começou a perceber que o aluno prefere a companhia de adultos, está inseguro, reclama sentir dores de cabeça e de barriga. Em conversa indireta com a mãe, de um tempo para cá, ele vem apresentando insônia e até pesadelos. A professora conversando com ele percebeu que o mesmo vem sofrendo bullying na escola, destacando que existe um aluno de outra classe que o agride verbalmente, fisicamente e psicologicamente”.
OBJETIVOS
Desenvolver estratégias metodológicas que evitem que alunos sejam agredidos verbalmente, fisicamente ou psicologicamente, ou seja, que evitem que ocorra qualquer forma de bullying na escola.
DESENVOLVIMENTO
Bullying, segundo a definição do dicionário Aulete Digital, significa: “Termo que compreende toda forma de agressão, intencional e repetida, sem motivo aparente, em que se faz uso do poder ou força para intimidar ou perseguir alguém, que pode ficar traumatizado, com baixa autoestima ou problemas de relacionamento”. O bullying pode ocorrer de forma física, verbal ou psicológica. Como exemplos de bullying na forma física temos: bater, empurrar, roubar ou quebrar pertences da vítima de bullying. Já o bullying na forma verbal ocorre quando o agressor insulta, ofende, provoca, ameaça ou conta histórias sobre a vítima. O terceiro tipo de forma de bullying, o bullying na forma psicológica, é cometido quando o aluno que comete a agressão passa a imitar, humilhar, perseguir, excluir chantagear, assediar, dominar ou isolar o aluno que sofre o bullying.
De acordo como caso apresentado podemos constatar que a vítima vem sofrendo todas as formas de bullying. Sabemos que suspender o agressor do colégio ou apenas coloca-lo para fora da sala de aula não solucionará o problema de bullying na escola. Para tentar solucionar os conflitos existentes na escola, a equipe de orientação pedagógica deverá realizar as seguintes estratégias junto aos professores e aos responsáveis dos alunos:
Professores
• Explicar para os professores as diferentes formas de Bullying;
• Orientar para não suspender ou tirar de sala de aula o agressor;
• Pedir para que os professores relatem possíveis casos
...