Estudos Diciplinares
Por: alinetaciana • 20/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 879 Palavras (4 Páginas) • 431 Visualizações
2. primeiro princípio extraído das teorias de Piaget e que a aprendizagem deve ser um processo ativo porque o conhecimento deve ser estrutura e não fachada. Eis aqui uma reflexão crucial de Piaget sobre o ensino (1964): “No domínio do ensino o principal objetivo desta teoria do desenvolvimento intelectual, é o de permitir à criança construir sua própria aprendizagem”.
Segundo princípio: A importância das interações sociais entre as crianças na escola. Para Piaget, o desenvolvimento intelectual supõe, não apenas a cooperação das crianças com os adultos, mas também a cooperação das crianças entre si.
Terceiro princípio: Prioridade à ação intelectual baseada muito mais na experiência imediata do que na linguagem ,Almy e seus colaboradores (]966), Duckworth (l964), Turth (1967), sublinharam que a Linguagem tinha sua importância, mas que eIa não deveria agir em detrimento do pensamento.
5. O discurso solidarista deve ser resgatado. Mas não podemos pensar que o enfrentamento teórico e prático do quadro atual de crise se resolva por um simples retorno ao discurso solidarista. Devemos compreender que a crise atual pressupõe a reconstrução da solidariedade.
Essa reconstrução passa por uma concepção de sociedade que seja capaz de vislumbrar uma unidade, levando em conta a pluralidade da solidariedade vivida e permitindo o encontro de uma auto-ética com uma ética comunitária. Isto nos remete a uma das questões fundamentais de reflexão sobre a sociedade contemporânea: como articular o particular e o universal?
Mais do que nunca é preciso encontrar uma saída para o falso dilema entre o isolamento e a massificação. Os impasses colocados pela sociedade contemporânea obrigam-nos a rejeitar, por um lado, o individualismo, e, por boutro lado, a tendência que sufoca o indivíduo.
1. A escola tem como função educar um indivíduo, para que ele aprenda a conviver em sociedade, facilitando aos alunos o pleno entendimento sobre determinado assunto, permitindo que eles assimilem direta e criticamente suas atitudes dentro de uma sociedade tão diferente socialmente.
Emile Dhurkheim, diz,
Para Durkheim, o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo a perfeição de que é capaz.
"A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento — que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela", escreveu Durkheim.
Durkheim não desenvolveu métodos pedagógicos, mas suas idéias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, tirando a educação escolar da perspectiva individualista, sempre limitada pelo psicologismo idealista — influenciado pelas escolas filosóficas alemãs de Kant (1724-1804) e Hegel (1770-1831).
Segundo Durkheim, o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público. Não somente o desenvolvimento individual do aluno.
O autor acredita que a criança quando nasce não é um ser social, mas se torna, através da educação e da formação que recebe.É atraves da educação que serão transmitidas as idéias de moral,hábitos e sentimentos,tornando o ser apto
...