Estágio Relatório Docência
Por: Francesca Dell'Olio • 21/10/2019 • Relatório de pesquisa • 2.939 Palavras (12 Páginas) • 154 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
Neste relatório, serão apresentadas as observações e reflexões relativas às atividades desenvolvidas no estágio curricular obrigatório de docência, realizado no curso de licenciatura em Pedagogia. A escola em que acolheu o projeto de estágio dos alunos foi o Colégio Dante Alighieri. O estágio foi realizado no Ensino Fundamental I, acompanhando turmas e professores de diferentes anos (5o ano; 4o ano; 3o ano; 2o ano), seja no período matutino que a tarde (3o e 4o ano). As turmas tinham uma media de 30 alunos, bastante equilibradas entre meninos e meninas. Duas da turma observadas tinham alunos com necessidades especiais.
A escola Dante Alighieri foi escolhida por ser uma instituição de referência no município de São Paulo, bem como pela sua ligação com a comunidade italiana, de interesse da estágiaria. Considerava também interessante, por fins profissionais, acompanhar - na medida do possível- as aulas de italiano, ensinado nesta escola a partir do Fundamental 1. A respeito disso cabe frisar que a escola implantou, a partir de 2015, um curriculum em italiano, denominado “Ecce Dante”.
O Colégio Dante Alighieri nasceu no começo do século passado, quando a comunidade de imigrantes italianos em São Paulo alcançou um numero considerável. Para tanto, o Colégio foi criado para manter os laços com as raízes e a cultura italiana, graças ao investimento financeiro de um industrial italiano de sucesso, Rodolfo Crespi. A escola, como já se percebe pelo nome, ainda mantém um laço muito forte com a comunidade italiana e seus descendentes, embora a escola sempre foi aberta a qualquer estudante. Nascido em 1911, começou sua atividades como instituição da rede de ensino particular, em 1913, perto da avenida Paulista, onde ainda hoje se encontra com seus diferentes prédios. A estrutura hospeda mais de 4 400 alunos que estudam desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com dois curricula internacionais, um ligado aos Estados Unidos e outro à Itália.
A infraestrutura da escola reflete as diferentes atividades oferecidas aos alunos: um pátio interno para o recreio, várias quadras para esportes, gráfica e diferentes laboratórios (informática, química, física, etc.); existem também lojas e lanchonetes disponíveis para os alunos. Perto do pátio é visível a frota de transportes escolar para
facilitar a chegada dos alunos no local. O espaço da escola é dividido de acordo com os níveis de ensino: os prédios onde realizei o estágio foram o Michelangelo e o Galileo. O prédio Michelangelo hospeda os quatro primeiros anos do Ensino Fundamental e a Educação Infantil. È constituído por 40 salas; as salas para assistentes de diretoria; coordenadoras pedagógicas e orientadoras educacionais. Existe também um Laboratório de Ciências. O segundo prédio, Galileo, é destinado aos alunos do 5o ao 8o ano do Ensino Fundamental, um laboratório de ciências para aluno do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, um ateliê de Arte e salas para atividades extracurriculares. Em um edifício adjacente está também localizada a Biblioteca Infantil, aonde acompanhei os alunos para alguma atividade.
A estrutura da escola, embora mantenha a ligação com a tradição que caraterizou este colégio há mais de um século, ressalta já a importância que o Colégio dá à inovação e tecnologia, como frisado também no P.P.P da escola e das atividades didáticas propostas, que analisarei com mais vagar na terceira parte deste texto.
Ao ler o P.P.P da escola, notei também que o Colégio é administrado por uma Assembleia de Associados, constituída por ex- alunos ou pais dos atuais alunos, em baixo ao qual encontra-se o Conselho e só a seguir a Presidência e a Diretoria Executiva. O Colégio Dante é, portanto, uma instituição que preza a tradição e a conservação de linhas educacionais no tempo, bem como coloca em um espaço central as famílias e seus entendimento educacionais. Está escrito nas primeiras páginas do documento: “a sua [das ações educacionais] constitui-se pela expressão da reflexão de toda a equipe pedagógica sob as orientações educacionais para os próximos anos da escola. Nesse sentido, tomamos por base a nossa cultura escolar centraria, a realidade social, cultural e econômica dos nossos educandos e de suas famílias para promover a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico, protagonista na transformação de sua comunidade, utilizando-se de valores humanistas como ética e respeito pela vida” (P.P.P. 2016, p.4). Nota-se a centralidade da história e tradição da escola, bem como a importância dos valores dos educandos e suas famílias. Este conceito é retirado e explicitado a seguir: “dirigido por ex-alunos, eleitos por ex-alunos, todos voluntário, vedada, estatutariamente, a remuneração de qualquer especie, direta ou indireta. Portanto, é dedicação e amor que os dirigentes dão.” (P.P.P. 2016, p.8). È
aqui colocada a ideia do Dante como uma grande família, termo usado também no documento pedagógico, não somente por parte dos educadores mas também por parte das famílias. Continua. “ Muitos professores e funcionários são, também, ex- alunos do Colégio, por isso a frase que todos ouvem ‘Dante é uma família’ encerra uma verdade rara e indiscutível” (P.P.P. 2016, p.9).
Em referência à escola, cabe colocar outros dois aspectos importantes: a Missão e a Visão desta. Como Missão o P.P.P. indica o “ desenvolvimento humano de seus alunos, alicerçado em uma base científica e humanista de excelência, preparado.os para atuarem com responsabilidade em uma sociedade de rápidas mudanças e construirem um mundo melhor e mais justo” (P.P.P. 2016, p.5). A visão coloca como central o fato de ser uma escola de referência pela alta qualidade da educação, aliando os melhores valores da tradição e da contemporaneidade, integrando o uso e desenvolvimento de recursos tecnológicos.
2- DESCRIÇÃO DA SALA DE AULA
As salas de aula refletem este mesmo conúbio entre tradição e modernidade: embora os prédios sejam antigos, cada sala de aula é equipada com uma lousa digital e duas lousas quadro branco. As carteiras são dispostas de forma diferente em cada sala, de acordo com a metodologia da professora: os anos iniciais (2o ano) colocou as carteiras a formar 4 grupos de 6 carteiras, para promover o trabalho em equipe, no entanto os outros anos preferiram carteiras em duplas, somente uma sala - do curso da tarde- tinha as carteiras separadas individualmente. Notei uma maior dificuldade a manter o silêncio e a atenção à aula no período da tarde, portanto esta poderia ser uma forma para desincentivar os alunos a falar entre eles na hora da aula. Cada sala de aula tem também
...