Experiência de estágio na educação pré-escolar em uma aula até I classe
Relatório de pesquisa: Experiência de estágio na educação pré-escolar em uma aula até I classe. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianebruns • 26/9/2014 • Relatório de pesquisa • 1.821 Palavras (8 Páginas) • 363 Visualizações
RESUMO
O presente artigo relata sobre a vivência do estágio na Educação Infantil na turma do Pré I. O objetivo desta pesquisa é apresentar as contribuições e influências referente ao tema “letramento” em sala de aula. A pesquisa será feita por meio de bibliografia de livros baseados no assunto, esclarecendo dúvidas juntamente com a professora regentes da turma. Concluo até o momento que a Educação Infantil por sua vez, é a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seus 6 anos de idade, em seus aspectos intelectual, físisco, psicológico e social, assim ela complementa a ação da família e sociedade que está inserida.
Palavras-chave: Educação Infantil. Letramento. Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
Área de Concentração: Metodologias de Ensino
Tema: Letramento
O letramento é um conceito ligado à alfabetização, consiste no desenvolvimento de habilidades de uso do sistema convencional de escrita nas atividades de leitura e escrita no contexto de práticas sociais. Compreender que letrar alfabetizando é indispensável para a cidadania num processo complexo que contempla uma diversidade cultura, social econômica e psicológica. Letrar é utilizar a leitura e escrita no conjunto de práticas sociais que utilizam a escrita enquanto símbolo, e o individuo letrado sobressai melhor na sociedade do que quem não é letrado.
Realizado o estágio no Centro de Educação Infantil Cecília Satter Karten, localizada no bairro João Pessoa na cidade de Jaraguá do Sul nos dias 23/04/2014 e 25/04/2014 foi realizado as observações e nos dias 12 a 16 de maio foi realizado as intervenções no período matutino. Fizemos a observação nas seguintes salas: no pré I com a professora Ana. Os objetivos que fomos observar foram: Conhecer a realidade da Educação Infantil; Verificar como o professor regente trabalhar o letramento em sala de aula; Proporcionar o desenvolvimento do letramento na intervenção.
As páginas seguintes procuram esclarecer algumas dúvidas alcançar os objetivos e ampliar os conhecimentos. O memorial descritivo de estagio dividi-se em quatro tópicos. No primeiro tópico o foco esta voltado na defesa do tema. Amplia-se à escrita com novos conhecimentos no segundo tópico. Já no terceiro tópico, será abordado a vivencia do estagio. E no quarto tópico, apresenta-se uma visão critica sobre esta vivencia de estagio.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
2.1 Benefícios do Letramento
O letramento começa a existir a partir do momento em que foi documentado no “ Oxford English Dictionary” no século XIX. Desde então o conceito Letramento vem se atualizando. Para que houvesse a aceitação, foi necessário demonstrar benefícios tanto para o individuo quanto para a sociedade. Vejamos a seguir os benefícios do letramento:
Letramento e Leitura Oral: os dois elementos que contribuem para colocar o letramento em discussão são a leitura e escrita. Para conviver na sociedade o individuo precisa aprender a ler e escrever. O letramento, também como os estudos, deveria ser uma herança de família assim contribuindo beneficamente oferecendo bons e diversos textos infantis: quadrinhos, contos, narrativas, fábulas. Mas, nas culturas urbanas perdeu – se a dimensão da coletividade presente na família. Era importante esta dimensão, pois ali ficavam explícitas as opções para os mais novos. Numa sociedade consumista o que já vem pronto é privilegio. A preocupação dos pais é somente saber se as crianças passaram de série. A leitura não é magia e sim, um processo no qual todos se encontram, com ritmos diferentes, mas sempre presente. A primeira leitura que fazemos é a de sua própria realidade. “A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele” (FREIRE, 1989).
A aprendizagem da leitura caminha junto com a escrita. Ler o próprio pensamento é reler a própria vida é dar significado a própria vida como dizia FREIRE (1989): “A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção as relações entre o texto e o contexto”.
Letramento e a Formação da Consciência: a consciência crítica vai sendo construída na reflexão do que se vive e lê. O educando, enquanto escritor, não percebe a reflexão que faz a respeito de sua cultura. “Trata – se de vocábulos ligados a sua vivência existencial” (FREIRE, 1981), tirando argumentos para complementar o que se aprende nos livros. Sua experiência de vida, sua cultura o ajuda a traduzir para determinada realidade sem que perca a essência. “Descubro agora que tenho mesmo valor do doutor que faz livros” (FREIRE, 1981).
Letramento e cidadania: “A própria essência da democracia envolve uma nota fundamental, que lhe é intrínseca – a mudança”. (FREIRE, 1987).
O tempo todo ouvimos falar da escola avaliando a qualidade da educação. Quando falamos em letramento fala – se também de um instrumento político para contribuir com mudanças na sociedade. Ao falar em letramento aparenta tão somente um discurso preocupado com a qualidade da educação e, em especial co o ler e escrever. O objetivo é justamente sair de um discurso de sala e partir para prática.
Nisto consiste a máxima de Paulo Freire: “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” (FREIRE, 1987)
3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
Realizado o estágio no Centro de Educação Infantil Cecília Satter Karten, localizada no bairro João Pessoa na cidade de Jaraguá do Sul nos dias 12 a 16 de maio foi realizado as intervenções no período matutino. Fizemos a observação nas seguintes salas: no pré I com a professora Ana.
No dia 12 de maio foi o primeiro dia de estágio, onde aconteceu uma contação de história com fantoches, as crianças sentaram nas cadeiras, a história que eles assistiram é: “João e a Dona Bactéria Ctéria” é uma história que abordará os seguintes temas: alimentação saudável e bactérias. Os fantoches interagiram com as crianças no decorrer da história. Logo após a contação, houve um pequeno debate sobre o que eles viram na história e verificarei os conhecimentos prévios que eles têm referente os temas, mas o em foco do nosso debate foi sobre as bactérias fiz as seguintes perguntas:
...