FABULA SOBRE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
Por: Sidi36 • 14/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 201 Visualizações
Universidade Federal de Uberlândia
Curso de Graduação em Pedagogia a Distância
FACED/CEAD/UAB
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Contato: 32394056
Campus Santa Mônica Uberlândia/MG – CEP: 38.400-902
Aluna: Sidiane Lúcia Alves
Disciplina: Educação a Distância II
Módulo I: A educação a distância: trajetória e modalidades
Atividade 4: Atividade avaliativa _ Texto dialogo narrativo
Professor: Hélio Carlos Miranda de Oliveira
Tutora: Rita de Cassia Starling Oliveira
Educação à Distância
Em um belo dia, estavam a Dona Girafa e o Senhor Elefante discutindo sobre os seus estudos, Dona Girafa já estudando a distância e Senhor Elefante com interesse então partiram para a análise da modalidade de educação a distância quando começaram a dialogar:
-Dona Girafa estou pensando em cursar uma faculdade com a modalidade à distância, conte-me um pouco, como funciona?
Dona Girafa alegremente respondeu:
-Senhor Elefante há tempos existe o estudo à distância, e sempre funcionou para os compromissados com o estudo, é realmente muito bom e flexível, o estudo à distância é reconhecido pelo Mec e te proporciona o mesmo conhecimento do presencial, além de ser uma oferta muita boa para os nossos bolsos.
O Senhor Elefante preocupado:
-Dona Girafa minha preocupação maior é a falta de um professor para tirar minhas dúvidas, a quem eu vou recorrer quando elas surgirem?
Dona Girafa já com a resposta na ponta da Língua:
-Senhor Elefante há um tempo atrás o estudo à distância se iniciou por meio de correspondências, onde o estudo tinha muitos obstáculos para sanar as dúvidas, com a modernidade avançando foi facilitando o estudo à distância, através dos rádios e televisores, tendo um grande progresso com o computador e a internet que hoje ajuda bastante a ter contato com o professor. Hoje Senhor Elefante as novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) são responsáveis pelas recentes alterações na sociedade e nas formas de ensino, há alterações no modo de pensar e agir como um todo. Na verdade, a EAD já existe no Brasil desde 1925, esse processo de educação foi marcado pelo surgimento e disseminação dos meios de comunicação.
O Senhor Elefante continuava preocupado:
-Dona Girafa e como os professores se certificam do estudo à distância se não estão vendo nada?
E Dona Girafa muito empolgada:
-Mas ora Senhor Elefante, são passados tarefas e textos de estudo, recebemos material de apoio e temos um tutor que nos orienta em todas as atividades, ah e para comprovar nossos aprendizados também fazemos as avaliações como nos cursos presenciais. O desenvolvimento da EAD ao longo do tempo tem alterado os papéis do professor e do aluno na prática educativa. A Era da informação é um importante passo na educação, saindo do conceito que a missão do professor é apenas transmitir conhecimento, passando a entender que na realidade ao invés de só transmitir deve incentivar a criatividade e produção de conhecimento nos alunos, conscientizar o aluno que o aprendizado não é uma obrigação e sim um desenvolvimento que depende unicamente da sua motivação e empenho pessoal. Não há risco nesta modalidade ao cargo de professor e sim uma transformação no conceito da classe.
O papel do professor EAD tem uma relevância muito maior do que se imagina. Ele sempre será a “porta de entrada” no ambiente de aprendizagem, principalmente à distância. Pois promove a construção de conhecimento através de um papel cooperativo, dinâmico e muito interativo o professor é um profissional de fundamental importância na EAD e precisa ser tão valorizado quanto o professor na educação presencial.
Senhor Elefante bastante interessado:
-Dona Girafa como pode haver interação entre professor e aluno se não estão tendo convivência em uma sala de aula?
Dona Girafa já começando a ficar intrigada:
-Senhor Elefante há interação sim, temos um ambiente virtual para ser transmitidas as mensagens, tirar dúvidas e é também onde fazemos nossas atividades. Temos um tutor que está sempre disposto a ajudar, e temos também muitos colegas que sempre ajudam. Faça e verá como vale a pena.
Senhor Elefante pensativo:
-Dona Girafa, você gosta muito de estudar a distancia pela nossa conversa pude perceber, me fale quais são os pontos positivos?
Dona Girafa com muita empolgação:
...