FALAR SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A GESTÃO DA SALA DE AULA.
Por: Diana Dias • 26/10/2021 • Trabalho acadêmico • 801 Palavras (4 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1]
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
FALAR SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A GESTÃO DA SALA DE AULA.
PROFESSORA CIRLEI
VALDIANA NASCIMENTO DIAS DA SILVA
SÃO PAULO
2021
Falar sobre o papel do professor na educação inclusiva, destacando a importância da formação dos professores e a gestão da sala de aula.
A forma de pensar, de agir e aceitar, acreditamos que a pluralidade tem a possibilidade de ensinar, aprender e transformar, assim é o papel do professor na educação inclusiva, deve adentrar-se na cultura da diferença e respeitar a diversidade. O professor ter formação adequada e continuada. Pedagogia diferenciada.
O papel do professor na educação inclusiva é imprescindível, isso porque esse profissional é o responsável por direcionar o processo pedagógico, desenvolvendo caminhos para que o aluno adquira o conhecimento. Portanto, o professor tem o papel de auxiliar o estudante com necessidades educacionais especiais para que ele avance tanto intelectualmente quanto socialmente. Dessa forma, esse aluno pode superar as expectativas e barreiras que lhe são criadas, podendo usufruir de seus direitos.
Além disso, um dos principais objetivos da inclusão é que o professor exclua a visão de incapacidade das pessoas com necessidades especiais e que promova atividades que valorizem o respeito às diferenças e às inteligências múltiplas. Para isso, muitas vezes o planejamento das aulas incluirá jogos, músicas, atividades em grupo, desenhos, entre outros exemplos.
O professor é o elo articulador entre a sociedade e a escola, fazendo da instituição escolar um local de pluralismo cultural, de referências e identidades legitimadas, de caminhos e procedimentos de aprendizagem dos alunos. O docente terá como missão consolidar a ascensão educacional de cada discente, sem, no entanto, desvalorizar a visão da sociedade, onde esses alunos estão inseridos. Ao respeitar e legitimar as identidades e especificidades, o maior desafio dos docentes que hoje enfrentam a realidade de nossas escolas é ter uma prática docente guiada pela lógica da inclusão. Cada vez mais os professores precisam ensinar em um contexto mais investigativo do que transmissivo, articulando ensino e pesquisa, deve ter uma prática guiada pelos pilares da educação, que leve os alunos a “aprender a aprender”, a “aprender a fazer”, a “aprender a conviver” e a “aprender a ser”.
Precisam refletir sobre a questão educação inclusiva como um todo, é fundamental que mudem sua metodologia para realização de adaptação nas atividades propostas em sala de aula, interessante que haja mudanças em visões incapacitantes das pessoas com necessidades educacionais especiais para uma visão pautada, ou seja, um novo olhar nas possibilidades, com elaboração diversas e variadas, dando a devida importância no respeito ás diferenças e na história de vida de cada ser, o professor precisa planejar as atividades e documentar o seu trabalho, registrar o que deu certo e o que deu errado e a partir daí melhorando a sua pratica, tornando-o cada vez mais significativa e percebendo o quanto os alunos vão se apropriando do processo.
...