FAZENDO A DIFERENÇA NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL - Unip Pedagogia
Por: marianafmb • 24/6/2019 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
MARIANA FERREIRA MORAES BUSTAMANTE - RA 1780357
POLO
BAURU-SP
2017
FAZENDO A DIFERENÇA NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL
Inicia-se o processo de aprendizagem na vida do ser humano a partir do momento de seu nascimento. Faz-se necessário o aprendizado de coisas consideradas simples como respirar o ar externo, a se alimentar, conviver com pessoas, caminhar e a cada dia, aprender a se conhecer para se viver bem no ambiente de convívio em que se situa.
A família, e principalmente os pais possuem um papel fundamental na educação dos filhos, pois além do aprendizado de vida, também possui, na maioria das vezes, a sensação de apoio e segurança para estimular a continuidade do percurso para o aprendizado escolar, bem como para uma futura formação sólida e saudável a qual se objetiva a conquistar.
Existem muitos casos em que há a ausência tanto da educação e formação básica da criança como ser humano, como também ausente encontra-se o apoio, estímulo e por muitas vezes a única percepção que a criança consegue enxergar em seu lar é um ambiente de desestímulo, indiferença, abandono, trazendo diversos prejuízos para a formação desta criança. Todavia, ao iniciar o processo de educação escolar, muitas dessas crianças em situação de desestímulo, encontram-se com professores que conseguem por muitas vezes, por amor e dedicação à sua formação, preencher essa lacuna na vida dessas crianças.
Há também crianças que diante de situações adversas da vida, carregam para si preocupações, traumas que ultrapassam a sua capacidade de administrar diversos tipos de situação, acarretando quando não observadas a tempo, conseqüências por muitas vezes irreversíveis em seu processo escolar.
O professor, além da capacidade e possibilidade de ensinar aos seus alunos o conteúdo programático para a formação escolar, também exerce um papel fundamental de observância do comportamento e desenvolvimento do aluno. É fundamental que o professor esteja em todo o momento atento tanto ao desenvolvimento escolar do aluno como o seu desenvolvimento comportamental perante o momento de convivência escolar, possibilitando desta forma, localizar e auxiliar em eventual existência de dificuldades de aprendizagem apresentadas por seus alunos.
Faz-se necessário que o professor não esteja limitado a transmitir apenas o seu conhecimento do conteúdo programático escolar proposto, mas também que se observe diariamente o desenvolvimento do aluno, trazendo sempre para a sala de aula o diálogo, atividades de interação casa-escola, dinâmicas que de alguma forma possa diagnosticar se há algo que não está caminhando de forma saudável e natural na vida de seus alunos.
Não é um processo simples. Há a necessidade em todo o tempo do uso da criatividade, da compreensão e principalmente da vontade de enxergar a dificuldade e auxiliar para que esta seja sanada.
Quando uma pessoa se propõe a se tornar professor, inevitavelmente também está se formando para auxiliar na formação do ser humano que ali se apresenta como seu aluno. É necessário enxergar cada aluno individualmente com suas diferenças, comportamentos distintos e refletir se estas diferenças fazem parte de uma normalidade presente no processo de formação ou se há a necessidade de intervenção para se evitar prejuízos futuros.
Observação do ambiente, das pessoas, reflexão sobre as situações ocorridas no dia a dia e a pré-disposição para ajudar em dificuldades apresentadas por seus alunos sejam elas em sala de aula como em sua vida fora do ambiente escolar que possam surgir em sua caminhada como educador, são fundamentais para aqueles que escolheram e desejam obter êxito em sua formação como professor.
...