FICHAMENTO FRANCO CAMBI
Por: Carla Rodrigues • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 547 Palavras (3 Páginas) • 976 Visualizações
UERJ/FEBF
Aluna: Carla Franciele Rodrigues Barbosa Turma: 3
Escola como Espaço Político e Pedagógico II
“CAMBI, Franco. História da Pedagogia. ED. UNESP,1999. p. 443 – 461
A PEDAGOGIA ITALIANA DO RISORGIMENTO
Uma intensa atividade pedagógico-educativa atravessou também a primeira metade do Oitocentos italiano, naquela fase de notável desenvolvimento político que atingiu os diversos Estado italianos e foi construído o processo de unificação ficou conhecida como: Risorgimento, onde delinearam-se iniciativas educativas, projetos de reforma escolar, posições pedagógicas bastante articuladas, que ativaram um rico dialogo sobre temas e problemas educativos, entremeados de fortes impulsos ideológicos. Para reconstruir as diversas posições e, portanto, o pluralismo e o conflito de modelos próprios da pedagogia do Risorgimento podem deter-nos sobre quatro aspectos: 1. A educação pública tal como foi sendo definida na frente laica (Cuoco e Cattaneo); 2. O espiritualismo de Rosmini e de Gioberti; 3. As teses dos católicos liberais; 4. O reformis educativo de Aporti e Mayer relativos aos abrigos infantis.
A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE CUOCO E CATTANEO
No clima de despertar civil e de renovação institucional que se veio determinando cada vez mais depois de 1815, foi se formando uma orientação pedagógica inspirada nos princípios liberais/democráticos, profundamente convicta do papel social e político da educação, voltada para o fortalecimento de reformas educativas de direção laica e tendo em vista uma valorização do saber científico.
Vicenzo Cuoco (1770-1823), em seu escrito Relatório ao Rei Joachim Murat, afirma que “a instrução, para que seja útil, deve ser: 1.universal: que compreenda todas as ciências, todas as artes; 2. pública: uma instrução para todos, uma para muitos, uma para poucos; 3. uniforme: instrução bem regulamentada e igual em todo o Estado. Tal instrução divide-se em três graus. O “primário”, que trata da instrução necessária a todos os homens. O grau “médio” é reservado a poucos e caracterizado pela amplitude das “cognições” e o grau “sublime ou universitário que é baseado na especialização de várias ciências. A concepção pedagógica de Cuoco reflete finalmente as exigências de separar a instrução do povo da instrução das classes dirigentes e de especializar esta última no sentido “científico”.
Giandomenico Romagnosi (1761-1835), o aspecto fundamental da pedagogia de Romagnosi estão ligados à valorização da “educação social” e à “formação da “mente sã”. Romagnosi via a educação da “mente” como síntese de receptividade e criatividade, pela conjunção de “sensações” e “sentido lógico” que desenvolvem sua capacidade, mas respeitava ao mesmo tempo as características da mente infantil, conotada por uma “racionalidade virtual” mais do que “atual” e educável põe meio da “razoabilidade” que se manifesta pelo “sentir discreto”, o “tender determinado” e o “conceber qualificado”.
...