Fichamento : Fontes e História das políticas Educacionais
Por: leinara • 11/5/2017 • Trabalho acadêmico • 335 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
Fontes e História das Políticas Educacionais
SANFELICE,José Luís. “Fontes e história das políticas educacionais”. In: LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Isabel Moura. Fontes, história e historiografia da educação. Campinas-SP: Autores Associados,2004, Coleção Memória da Educação. PP. 97-108.
O autor afirma que para ele, a história das políticas educacionais é um recorte da história da educação e consequentemente um recorte da história. Portanto, as fontes também não serão muito diferenciadas.
Sanfelice detêm o seu foco na produção , mais precisamente nas fontes utilizadas pelos pesquisadores da história das políticas educacionais. A partir de sua análise o mesmo percebe que algumas produções são de natureza apenas bibliográfica, por utilizarem como fonte apenas a historiografia existente sobre as políticas educacionais. E afirma que quando se utiliza uma bibliografia mais especializada sobre o tema consegue-se entender a importância que as políticas educacionais tem na sociedade e não apenas o registro de sua existência.
Em seu trabalho o autor mostra que o campo para o levantamento de fontes sobre as políticas educacionais é bem vasto, apesar da sua grande maioria está intimamente ligadas ao Governo; ele mostra também que há um grande número de possibilidades em outras instituições que não são de origem governamental, mas que de alguma maneira participam ou contribuem para a formação das políticas educacionais, como: o Banco Mundial (BM), Banco Iteramericano de Desenvolvimento (BID), entre outros. Diz também que seria importante analisar as fontes produzidas por instituições de natureza variadas para a construção mais aprimorada da história das políticas educacionais; lembra da importância do frequente uso das fontes auxiliares: revistas especializadas da área, jornais, anuários estatísticos e publicações de institutos; também enfatiza que para os períodos mais recentes recorre-se a historia oral, que muitas vezes levam o pesquisador até fontes de arquivos privados.
Concluindo que a história das políticas educacionais não é factual nem produzida apenas pelos historiadores, muito menos que deva-se deter apenas nas fontes de origem tradicionais e sim ampliar o leque de opções para que se tenha uma historia das políticas educacionais mais ampla.
...