FILME: A MÚSICA E O SILÊNCIO
Por: tha123eja • 19/6/2016 • Trabalho acadêmico • 658 Palavras (3 Páginas) • 4.289 Visualizações
[pic 1] | Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina | [pic 2] |
NOME DO ALUNO: Thalyta Aires Mesquita Machado
TURMA: EA31
TRABALHO – FILME: A MÚSICA E O SILÊNCIO
1- Fazer o resumo do filme com suas palavras.
O filme “A musica e o silencio” relata a diferença entre o mundo dos surdos e dos ouvintes com a história de uma família, a qual os pais são surdos e suas filhas não. Lara, a primogênita, tem a responsabilidade de interpretar aos seus pais tudo no mundo dos ouvintes.
No decorrer da trama, fica evidente que os pais não compreendem a necessidade de Lara quanto a sua educação formal, e demonstram priorizar a filha como intérprete, pois a comunicação deles com o mundo ouvinte é feita através dela, que dominava as duas linguagens.
Seu pai, Martin, mostra dificuldades em participar do mundo ouvinte, pois sofreu muito quando criança por ser filho de um pianista e irmão de uma clarinetista e nunca ter ouvido sequer uma melodia, por isso ele acabava se sentindo um deficiente, enquanto sua Irma era uma louvável clarinetista, que ele reconhecia como orgulho da família.
Martin fica em crise por ver que sua filha Lara opta por ser uma clarinetista, principalmente quando ela resolve se mudar para Berlim e morar com a tia para se preparar para um exame e seguir carreira como musicista, além do ciúme de estar perdendo a atenção da filha para o mundo dos ouvintes.
Ao fim da história, Martin reconhece o amor da filha pela musica e resolve apoiá-la indo pra Berlim assistir ao seu exame para a bolsa de estudos.
2- Quais foram os artefatos pertencentes à cultura surda que você percebeu durante do filme? Cite-os.
A experiência visual da cultura surda, mostrando que o surdo percebe o mundo através de seus olhos e a língua de sinais, que foi o artefato cultural mais utilizado no filme.
3- Por que a Lara não foi sincera quando fazia papel de intérprete de língua de sinais juntamente com os pais surdos com a conversa do diretor do Banco, o comentário da professora e o do professor de música? Justifique.
Porque seu pai não era a favor das suas aulas de musica e não dava o devido valor à escolaridade, e Lara sabendo disso moldava as conversas a favor dela.
4- Qual era a relação entre a Lara e a Clarissa com o Martin? Justifique.
Martin se sentia mal por ser surdo e ter uma irmã (Clarissa) que tocava clarinete e quando Lara começou a tocar também, ele sentiu que estava perdendo a filha pra Clarissa que, a seu ver, sempre foi o orgulho da família.
Lara tinha uma boa relação com a tia Clarissa, que a ensinou e ajudou com a música, inclusive levando ela para Berlim para que ela pudesse aprender com os melhores profissionais.
5- Qual foi o motivo que levou a Lara a se mudar para Berlim ao invés de cuidar dos pais surdos? Justifique.
...