FORMAÇÃO CONTINUADA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Por: jaquearifa • 20/4/2015 • Relatório de pesquisa • 2.572 Palavras (11 Páginas) • 386 Visualizações
RELATO DE EXPERIÊNCIA
PIBID: FORMAÇÃO CONTINUADA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Jocilene Oliveira Santos Brito[1]
Jaqueline Sara Srifa Costa[2]
Izaura Alves da Silva3
Taise Oliveira Silva4
Nilma Margarida de Castro5
Resumo
Este trabalho apresenta a experiência, até o determinado momento, de desenvolvimento do Subprojeto Interdisciplinar do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência. Trata-se de um relato sobre as atividades desenvolvidas no subprojeto e a articulação de atividades que serão realizadas ao longo do ano.
Palavras-Chave: Iniciação à Docência. Formação continuada. Contação de Histórias.
INTRODUÇÃO
O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência é um projeto que tem o objetivo de inserir alunas/os de licenciaturas na docência. Durante a graduação, os/as estudantes que não tiveram experiências com sala de aula e que o primeiro contato profissional com educação é durante a graduação, muitas vezes passam pelo campo já nos últimos semestres do curso, quando está prestes a se forma, acabando por ser inserido no mercado de trabalho sem um melhor prepara para suprir as necessidades que a docência demanda.
No nosso Subprojeto interdisciplinar, não perdemos o foco, objetivando o aprender a fazer fazendo e o aproveitamento de todos os meios de aprendizagem.
Este trabalho é um relato de experiência inicial, pois por conta dos feriados, recessos e os jogos da COPA este ano no nosso País, as aulas na escola ficaram prejudicados no que diz, principalmente, respeito a carga horaria.
Aqui, relatamos nossa experiência com a formação continuada e a contação de histórias, uma divisão do subprojeto ao qual tratamos, de maneira sucinta e articulada. Também apresentamos os espaços de formação que desenvolveremos durante este ano letivo, os objetivos e a organização desses processos de aprendizagem.
RELATO DE EXPERIÊNCIA
O Subprojeto foi divido em duas categorias; acompanhamento em sala de aula e formação continuada. Dentro da formação continuada, trabalhamos com oficinas, palestras e contação de histórias. Desde o iniciu do subprojeto, temos encontros semanais nas segundas feiras, para estudos teoricos, articulação e desenvolvimento das atividades a serem realizadas na escola.
Inicialmente, a coordenadora fez a apresentação do subprojeto e das supervisoras, também a apresentação dos bolsistas. Nesta primeira reunião articulamos nossa prática na escola. Iniciamos em um periodo em que a escola estava em greve e logo mais veio os jogos da COPA 2014 o recesso junino, desta maneira só conseguimos iniciar as atividades da formação continuada depois do recesso, quando a escola retornou as suas atividades no mês de julho.
Para iniciarmos a formação continuada, começamos a articular a abertura do projeto de contação de histórias. Nos reunimos na escola e começamos a desenvolver as idéias. Nossa primeira interveção com os alunos foi “ O grande espetáculo: O circo do PIBID”. Para esta atividade dividimos as turmas atendidas pelo PIBID, na primeira semana de aula após o recesso, fizemos a atividade com cinco turmas, 1º e 2º ano, na semana seguinte com as turmas do 3º ano, atendidas pelo PIBID.
A atividade teve por objetivo apresentar o projeto de contação de histórias do subprojeto a comunidade escolar. Montamos um palco no auditório da escola, fizemos um painel com o tema da atividade e preparamos três atrações circensis para entreter os alunos. Foram três numeros de circo, o palhaço, a malabarista e o mágico, como na formação continuada somos 4 bolsistas, a quarta foi responsavel pela apresentação do espetáculo e ponte entre as atrações. Produzimos lápis como a cabeça de palhaço para entregarmos de lembrança da abertura do projeto para as crianças.
As apresentações, tanto no primeiro dia quanto no segundo, foi bem aceita pelos alunos. Notamos a empolgação e participação dos mesmos durante a realização. Ao fim das apresentações foi notório o alcance desejado pela atividade. De maneira lúdica, dinâmica e educativa, conseguimos atrair os alunos e mostrar um pouquinho do que eles irão presenciar durante todo este ano letivo.
CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS: ARTICULAÇÃO E CONTINUIDADE DA APRENDIZAGEM
A contação de historias é uma estratégica pedagógica que favorece de maneira significativa a prática do educador na educação das series iniciais. Ao se escutar as estórias desenvolvem-se habilidades cognitivas, aguça a imaginação, instrui a desenvoltura para o processo de leitura e escrita, sendo que, é uma atividade que permite e potencializa a linguagem infantil.
A narração é uma forma didática para interagir a criança de maneira lúdica, pois através das imagens e da linguagem de fácil compreensão às narrativas permitirá as crianças um melhor acréscimo em sua capacidade de produção textual.
A ludicidade na contação de histórias envolve também como parte da aprendizagem os jogos, brincadeiras, pois assim a criança se sentirá estimulada e, sem perceber desenvolve expressões, responsabilidades e estabelecem conhecimentos por meio do prazer e do divertimento das narrativas,o qual criam oportunidades de aprendizagem de diversas formas. Por conseguinte, o conhecimento adquirido pelas crianças é fundamental para as competências da língua e se torna uma forma de letramento para crianças com dificuldades nessa área.
O objetivo deste projeto teve como ponto fundamental o estimulo na aprendizagem da leitura das series iniciais, apontando para a necessidade de se recuperar a arte de contar histórias.
No decorrer do segundo semestre a contação irá desenvolver o projeto com o tema “Diversidade Étnico Cultural”, articulando atividades lúdicas com os alunos das séries inicias, trazendo formas diversas de como se realizar a contação de história e produzindo atividades de acordo com a fábula contada. Também iremos trabalhar com a parceria da escola no projeto “Ecokids”, estaremos buscando relacionar o meio ambiente e a conscientização desses alunos com o desenvolvimento sustentável através de histórias sobre relacionadao meio em que se vive e interligando coma natureza, no decorrer dessas atividades iremos buscar instigar os questionamentos, para entender o porquê do ambiente natural e urbano está tão prejudicado e o que podemos fazer para melhorar essa situação.
...