FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E PRÁXIS DOCENTE
Por: Kleber Castro • 9/4/2022 • Projeto de pesquisa • 2.460 Palavras (10 Páginas) • 108 Visualizações
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E PRÁXIS DOCENTE.
Explique o projeto de pesquisa?
O projeto de pesquisa tem como interesse pesquisar a prática docente de professores egressos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica primeira licenciatura do curso pedagogia, ofertado pelo PARFOR na Universidade do Estado do Amazonas no período de 2010 a 2015.
E as práticas docentes desenvolvidas com os (as) professores (as) nas disciplinas curriculares do curso, motivou significativamente a nossa curiosidade epistemológica, evidenciado a importância de compreender melhor a contribuição e as falhas de formação ofertada pelo PARFOR na Universidade do Estado do Amazonas. Como pesquisador, buscamos conhecer melhor essa modalidade de formação e perceber a sua relevância e contribuição na vida pessoal e profissional dos docentes egressos que atuavam e atuam em escolas da rede pública de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Considerando que a prática docente tem um papel fundamental no desenvolvimento, na aprendizagem e motivação dos estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental empreendemos a relevância deste estudo investigativo como um processo que envolve construção, reflexão e ação sobre o repensar a prática de formação inicial em suas perspectivas, limites e alcance da educação no amazonas.
Qual a problamatização do projeto?
A problemática levantada neste estudo tem como preocupação os professores da educação básica à formação em serviço, saber que saberes e conhecimentos são mobilizados pelos docentes do Ensino Fundamental na (re) construção e ressignificação de suas práticas pedagógicas nos espaços em que atuam considerando seus princípios de formação proporcionada aos egressos do curso de Pedagogia ofertado pelo PARFOR no amazonas?
segundo Tardif (2008) a práxis docente é uma ação situada historicamente, socialmente e intrinsecamente relacionada, aos saberes de formação profissional, disciplinares, curricular e de experiência pedagógica. Tendo, como proposta de tese constatar se ocorreram mudanças significativas na ressignificação mental dos conhecimentos teórico- metodológicos abstraídos durante o processo de formação inicial de professores do Curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Estado do Amazonas na modalidade PARFOR?
(TARDIF, 2008, p.15). “O saber dos professores é profundamente social e é ao mesmo tempo, o saber dos atores individuais que o possuem e o incorporam à sua prática profissional para a ela adaptá-lo e transformá-lo” Partindo dessa premissa indagamos a partir da formação e da prática docente em suas múltiplas dimensões: Que saberes e conhecimentos são mobilizados pelos docentes na (re) construção e (re) significação de suas práticas pedagógicas nos espaços em que atuam considerando os princípios de formação proporcionada aos egressos do curso de Pedagogia ofertado pelo PARFOR no amazonas?
A proposta desse projeto consiste em constatar: Ocorreram mudanças significativas na ressignificação mental dos conhecimentos teórico-metodológicos abstraídos durante o processo de formação inicial de professores do Curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Estado do Amazonas na modalidade PARFOR? Tendo em vista tais premissas, o trabalho docente desenvolvido pelos educadores oriundos desse curso é constantemente reconstruído na realidade pedagógica tendo como base valores e crenças seus e do outro oportunizando o desenvolvimento de certezas experienciais na solução dos problemas que enfrentam no cotidiano de suas práticas.
O ato de selecionar, filtrar e tomar decisões nas práticas educativas levam a construção e ressignificação das próprias práticas. Portanto, pretendemos compreender: Quem são esses professores, onde atuam o que pensam sobre sua prática, suas dificuldades e aspirações mediante sua formação e ação na escola antes, e após a formação? Que concepções de educação, valores e crenças permeiam a práxis docente nos processos de identificação de si mesmo no contexto de sua ação pedagógica? Que princípios formação acadêmica e profissional identificam a sua prática docente com a realidade em que atuam.
OBJETIVOS
Qual o objetivo empírico do projeto ?
Visando responder a problemática levantada neste estudo temos como intenção comtemplar o seguinte objetivo geral: Estudar os limites e o alcance da prática docente dos (das) professores (as) egressos do curso de licenciatura em pedagogia para compreender suas dinâmicas de mobilização de saberes e práticas nos processos de ação e intervenção pedagógica. A finalidade desta pesquisa consiste em: explicitar e mapear o perfil docente dos egressos do PARFOR de 2010 a 2015 antes, durante e após a formação; discutir e refletir com os docentes a partir de suas experiências e práticas, sua compreensão de mundo e de educação, como os saberes e os conhecimentos são mobilizados em suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar;
identificar como osdocentes egressos do curso de licenciatura em pedagogia articulam os saberes e os conhecimentos favorecidos pelo curso em sua práxis pedagógica.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Qual é o fenomeno investigativo?
Diante desses pressupostos iniciais, evidenciamos que a ação de pesquisa fundada nos princípios da pesquisa participante, dará esse suporte de análise e compreensão do objeto de estudo que se pretende apreender neste contexto, procedimento que reconheça a identidade epistêmica do objeto de estudo que é social na tríade dialética de conhecimento a “ação transformadora”, a “produção de conhecimentos científicos” e a “participação” dos docentes (Landa, 2006, p.103) como sujeitos participantes da pesquisa.
Como instrumento de coleta de dados, organização e sistematização é basiada no grupo focal e da história de vida, como um caminho técnico para possibilitar a coleta de dados empíricos. Considerando a problemática a ser estudada, o seu contexto, a sua materialidade, singularidade e pluralidade, o grupo focal, segundo Gatti (2005) se torna um procedimento ideal por levar em conta, a multiplicidade de pontos de vista, a captação de significados, obtenção de quantidade substancial de informações; possibilidade de verificar a lógica ou as representações que conduzem as repostas.
O campo de pesquisa dar-se-á nos espaços das escolas em que os/as professores/as atuam. O universo da pesquisa serão professores (a) egressos do curso de licenciatura em pedagogia ofertado pelo PARFOR, em Tefé/AM.
Os procedimentos metodológicos propostos devem envolver os seguintes passos:
levantamento bibliográfico das categorias de estudo que envolvem os paradigmas de formação docente; levantamento de dados socioeconômico, sociocultural, acadêmico e profissional dos docentes envolvidos; pesquisa de campo nas escolas em que os/as professores/as atuam; reuniões mensais com o grupo focal; análise documental dos memoriais analíticos dos egressos.
...