O Trabalho Do Professor Consiste Na Construção De Práticas Docentes Que Conduzam Os Alunos A Aprendizagem. (António nóvoa)
Dissertações: O Trabalho Do Professor Consiste Na Construção De Práticas Docentes Que Conduzam Os Alunos A Aprendizagem. (António nóvoa). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 300789 • 27/3/2015 • 512 Palavras (3 Páginas) • 641 Visualizações
O autor nesse trecho deixa consolidada sua afirmação com o Art. 2, 1º: Compreende-se a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.
A Cultura profissional. Ser professor é compreender os sentidos da instituição escolar, integra-se numa profissão, aprender com os colegas mais experientes. É na escola e no diálogo com os outros professores que se aprende a profissão. O registro das práticas, A reflexão sobre o trabalho e o exercício a avaliação são elementos centrais para o aperfeiçoamento e a inovação. São estas as rotinas que fazem avançar A profissão. (António nóvoa)
Concordo com o autor nas citações acima, porém não há nenhum embasamento sobre a cultura profissional na RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Não deixa de ser também de suma importância para a experiência profissional do professor em processo de aprendizagem
O trabalho em equipa. Os novos modos de profissionalidade docente implicam um reforço das dimensões colectivas e colaborativas, do trabalho em equipa, da intervenção conjunta nos projectos educativos de escola. O Exercício profissional organiza-se, cada vez mais em torno de comunidades de prática, no interior de cada escola, mas também nos contexto de movimentos pedagógicos que nos ligam a dinâmicas que vão para além das fronteiras organizacionais. (António nóvoa)
Conforme as diretrizes realmente vão bem mais além das fronteiras organizacionais. O Art 3° no Parágrafo único. Para a formação do licenciado em Pedagogia é central: I - o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania; II - a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional; III - a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
O compromisso Social. Podemos chamar-lhe diferentes nomes, mas todos convergem no sentindo dos princípios, dos valores, da inclusão social, da diversidade cultural. Educar é conseguir que a criança ultrapasse as fronteiras que, tantas vezes, lhe foram traçadas como destino pelo nascimento, pela família ou pela sociedade. Hoje, a realidade da escola obriga-nos a ir além da escola. (António nóvoa)
Para isso é necessário que o professor tenha um embasamento nas diretrizes onde diz no artigo 4° I - promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária; II - atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes. § 2º As mesmas determinações se aplicam à formação de professores para escolas de remanescentes de quilombos ou que se caracterizem por receber populações de etnias e culturas específicas. Art 6° II - um núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos, III
...