FORMAÇÃO DOCENTE PARA O SÉCULO XXI: OS DESAFIOS DO PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Por: nate jogos • 12/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.146 Palavras (5 Páginas) • 570 Visualizações
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O SÉCULO XXI: OS DESAFIOS DO PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO[pic 3]
SILVIA MARIA LOPES CABELLO[1]
RESUMO
O presente texto tem como objetivo evidenciar quais são os fatores que dificultam o exercício da profissão de professor diante das tecnologias de informação e comunicação existentes no século XXI. Esse estudo justifica-se pela transformação das TIC’s a fim de expor o impacto na área da educação e trata-se de uma pesquisa exploratória. Concluímos o presente estudo destacando quais são as dificuldades dos docentes em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; Educação; Formação de Docentes.
1 INTRODUÇÃO
Devido ao grande avanço das tecnologias e da internet, percebemos como são rápidas as mudanças aos cenários onde a escola é inserida, com isso, os profissionais docentes encontram cada vez mais desafios no momento de educar, o qual exige responsabilidade e equilíbrio entre os procedimentos aplicados e aos resultados esperados. Portanto, para a garantia de melhor desempenho da sua função, o profissional deve adequar-se à estrutura e aos novos formatos de educação de acordo com as demandas da sociedade, fazendo da internet e da tecnologia, suas aliadas.
Ainda, todo o aglomerado de publicações, livros e periódicos antes só existentes em bibliotecas, sejam das universidades ou municipais, contam hoje com um acervo muito grande, encontrado facilmente através da internet.[pic 4]
Desde as últimas décadas, a sociedade a qual estamos inseridos vem se transformando e se modificando principalmente pela evolução das tecnologias de informação e comunicação (TICs) que, não afeta somente o dia a dia da população em geral, mas que afeta também diversos aspectos da formação do docente, e posteriormente na execução de seu trabalho, sendo o aspecto principal, a construção e socialização do conhecimento, o qual visa à formação de profissionais competentes.[pic 5]
A relevância deste tema está atribuída a informações fidedignas do interesse público, neste contexto, o presente estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são os desafios que os professores encontram em relação às tecnologias de informação e comunicação? O estudo justifica-se pela necessidade de que os docentes estejam alinhados às diversas mudanças dos meios de comunicação e informação visando à reprodução de seus conhecimentos, para melhor atuação pedagógica.
O objetivo geral deste trabalho é evidenciar os desafios da profissão de professor diante das tecnologias de informação e comunicação. O estudo tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, e exploratória a qual fornece detalhes e informações ao invés de utilizar material com base estatística para a análise dos dados (GODOY, 1995). Para a pesquisa em questão, foram analisados diversos autores que serão apresentados nos próximos tópicos.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
A discussão sobre a formação de docentes é uma tarefa que demanda um conhecimento não apenas das atividades que são exigidas, mas, também, pela consciência do espaço social onde o mesmo executa sua função. Basta analisarmos uma sala de aula, de um colégio central, com 40 estudantes, por exemplo, que constataremos que nem todos, ali, possuem a mesma condição econômica. Ou seja, as tecnologias de informação e comunicação muitas vezes não tem o resultado esperado, não por não ser suficientemente boa, mas pelos possíveis utilizadores deles não terem o acesso pleno.
Pimentel (2014) afirma que, “é necessário que os conhecimentos teóricos tenham sentido para que se possa entender a relação e as ações cotidianas”. Nesse sentido, vemos como além da teoria, os docentes devem entender também as situações externas e quais são as limitações do cotidiano do discentes, a fim de facilitar a aprendizagem dos mesmos, com o uso de TIC’s onde todos teriam o acesso pleno das ferramentas.[pic 6]
O que é pretendido afirmar, é que para formar o docente que atuará na educação brasileira, o mesmo precisa estar em sintonia com a realidade social do pais, o qual compreenderá as condições sociais de maneira que ofereça experiências vividas quando falamos em humanização, autorizando-os a elaborar alternativas e possíveis formas de fazer com que as tecnologias de informação e comunicação façam parte do dia a dia da população, a fim de enfrentar a escassez desses recursos dentro da instituição de ensino, e até mesmo proporcionar melhorias de ensino.
De acordo com SOUSA (2017):
Formar o professor, um professor competente, tem sido um desafio que estamos enfrentando continuamente. É verdade que se tem avançado em algumas das dimensões as quais envolvem a formação docente, é preciso reconhecer. As pesquisas indicam perspectivas e contribuições teóricas relevantes quando se observa um período histórico mais longo, mesmo quando se vivencia processos de grande retrocesso na área educacional.
Tem se tornado desafio a formação e a atuação da profissão de professores quando se é limitado o uso dos meios de pesquisas disponíveis atualmente, pois, com o uso das tecnologias de informação e comunicação, hoje, é possível identificar que são grandes aliadas quando falamos da formação de docentes, devido todo o acervo disponível para pesquisas, os quais contribuem gradativamente nos processos quando falamos em educação.
...