FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE EVENTO DE EXTENSÃO E CULTURA
Por: Leleco76 • 11/5/2021 • Artigo • 1.427 Palavras (6 Páginas) • 147 Visualizações
FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE EVENTO DE EXTENSÃO E CULTURA
OBS: O preenchimento deste formulário deverá seguir as diretrizes operacionais e anexar os documentos solicitados nas diretrizes.
( X ) Campanha; ( ) Conferência; ( ) Congresso; ( ) Concerto; ( ) Campeonato;
( ) Debate; ( ) Encontro; ( ) Espetáculo; ( ) Exposição; ( ) Festival; ( ) Jornada; ( ) Mostra; ( X ) Palestra; ( ) Seminário; ( ) Simpósio; ( ) Oficina
Outro (especificar) Horta
1. IDENTIFICAÇÃO
Título do Curso: HORTA ORGÂNICA na comunidade
Início: 09/03/2009 Término: 30/11/2009
Local de realização: Unidade de Luziânia Nº Registro SIEX
( preenchimento assessoria PrE)
Unidade(s) Universitária: UEG - Luziânia
Departamento(s) envolvidos no Curso: Extensão, Pedagogia e Administração
Nome do(s) coordenador(es): Leonardo Vivaldo
Vinculação na UEG: Professora
Disponibilidade de Carga Horária: ( X ) sim ( ) Não
Solicita Carga Horária: ( X ) sim ( ) não
Contato- tel. 61-8584-4756 /3620-6330 fax: 3620-6315 e-mail: nara.ueg@gmail.com
ÁREAS TEMÁTICAS ABRANGIDAS PELO PROJETO:
( X ) Educação ( X ) Cultura ( X ) Saúde ( X ) Meio Ambiente
( ) Trabalho ( X ) Tecnologia ( X ) Direitos Humanos ( ) Comunicação
Linhas: Divulgação científica e tecnológica
ÁREAS DE CONHECIMENTO ABRANGIDA PELO PROJETO:
( X ) 1. Ciências Exatas e da terra ( ) 6. Ciências Sociais e Aplicadas
( X ) 2. Ciências Biológicas ( X ) 7. Ciências Humanas
( ) 3. Engenharias ( ) 8. Lingüística, Letras e Artes
( X ) 4. Ciências da Saúde
( X ) 5. Ciências Agrárias
2. JUSTIFICATIVA
É de suma importância desenvolvermos um Projeto de Horta Orgânica em nossa Unidade Universitária/escola de aplicação, sendo que este é um meio de educarmos também as famílias de nossos alunos.
Desejamos mostrar a toda comunidade Universitária/escolar e circundante como é possível conseguir uma alimentação saudável e de baixo custo.
Exemplificaremos as possibilidades de aproveitamento de áreas livres não utilizadas na propriedade, favorecendo o cultivo tanto de hortaliças quanto de plantas medicinais auxiliando aqueles que têm poucos recursos para aquisição de medicamentos alopáticos. Até porque o espaço a ser utilizado é pequeno.
É de nosso conhecimento que a comodidade da vida moderna leva a população a comprar todos os produtos hortifrutigranjeiros, desperdiçando espaços disponíveis em seu próprio terreno sendo que a maioria se quer planta um pé de “capim santo”.
Para tal construiríamos uma horta didática com novas técnicas e alternativas de plantio (hidropônica, horta suspensa, compostagem, etc), que serviria como modelo e incentivo extensivo às famílias, para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais de acordo com o clima e época de plantio.
É parte, também, deste projeto a busca de subsídios através de pessoas capacitadas (agentes de saúde, técnicos agrícolas, médicos fitoterápicos, nutricionistas, membros da comunidade e outros), visando o aproveitamento de pequenos espaços e dos alimentos de forma integral, através de receitas econômicas, saudáveis e saborosas, auxiliam na economia doméstica, bem como a utilização da produção em prol do reforço da merenda da escola de aplicação que já é uma realidade em nossa Unidade.
Enquanto entidade educacional, é preciso motivar e envolver nossas crianças e jovens, para que saibam utilizar o tempo livre em algo útil e também prazeroso. É de nosso conhecimento que o contato com a terra alivia tensões, assim vemos em nosso Projeto um meio de afastar nossos alunos das ruas e da violência promovendo a interação entre escola e famílias. Essa interação acontecerá no repasse de informações obtidas na escola por nossos alunos, bem como através de palestras e oficinas de vivência.
Culminando este Projeto e tendo como meta que nosso aluno pratique o aprendizado adquirido, almejamos promover um concurso de hortas caseiras.
3. OBJETIVOS:
Mostrar que é possível plantar e colher com pouco espaço e colher muitos resultados benéficos.
Específicos:
-Disseminar o conhecimento cognitivo/colaborativo entre os acadêmicos e alunos da escola de aplicação;
-Formar um cidadão/aluno capaz de manipular a terra;
-Construir uma horta orgânica para uso dos alunos;
-Reverter a produção em recursos financeiros para e Escola de Aplicação;
-Potencializar, através da construção coletiva desde projeto, o desenvolvimento organizacional através dos grupos, agentes de saúde, técnicos agrícolas, médicos fitoterápicos, nutricionistas, membros da pastoral da saúde e outros, o aproveitamento dos alimentos em receitas deliciosas e saudáveis.
4. METODOLOGIA:
Construção de uma horta orgânica mantida e monitorada pelos acadêmicos e cuidada pelos alunos da escola de aplicação da UnU Luziânia.
.
5. PROGRAMA
6. CARGA HORÁRIA
Seria de 8 horas semanais durante todo o ano de 2009, com previsão para continuidade
...