FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
Por: Monalise Finotti • 15/5/2020 • Projeto de pesquisa • 289 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
O aprendizado não é adquirido somente na vida escolar, uma vez que a família é uma das experiências significativas na vida do ser e através desta aprendizagem a criança é inserida no mundo cultural, simbólico e começa a construir seus saberes. Com a atual realidade, de pais trabalharem o dia todo fora de casa e outros fatores que possam transferir a criança um processo de dificuldade de aprendizagem e responsabilizando a escola, que por sua vez “desvia” suas funções para suprir estas necessidades. Onde cabe ao psicopedagogo junto à família, através de entrevista, tomar conhecimento sobre a vida cognitiva, social e emocional do educando.
O diagnóstico é um processo contínuo, mas o profissional deve estar sempre atento às respostas da família, por exemplo, anseios, objetivos e expectativas em relação do desenvolvimento do filho.
O papel da família tem um desempenho importante, na condução e evolução do problema em que a criança possa ter, às vezes não quer enxergar a dificuldade da criança que pede socorro e atenção. O vínculo afetivo é de extrema importância para o desenvolvimento infantil. A criança só aprende se lhe é despertado o desejo, mas quando lhe é imposta que seja sucedida e o resultado não corresponde às expectativas, gera frustração e raiva que põe a criança no estado de menos valia , e prejudicialmente, proporciona as dificuldades de aprendizagem.
A educação apropriada para um educando com dificuldades de aprendizagens, está além da formação dos professores e agentes educacionais, tem que considerar que o conceito de não-aprendizagem não implica somente ao reconhecimento do direito de frequentar uma escola regular, mas consiste nas colocações das práticas educacionais na escola e ao vínculo familiar.
Texto AS CONEXÕES DA NÃO-APRENDIZAGEM COM A FAMÍLIA.
...