TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família e Escola

Por:   •  30/3/2025  •  Artigo  •  5.523 Palavras (23 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 23

FAMÍLIA E ESCOLA:

Uma revisão bibliográfica que define a importância significativa dessa parceria para a aprendizagem do aluno.

Claudia Serrate de Souza da Silva

Rio de Janeiro

2021

RESUMO

O presente Projeto de Ensino destaca a temática “FAMÍLIA E ESCOLA:Uma revisão bibliográfica que define a importância significativa dessa parceria para a aprendizagem do aluno”. A linha de pesquisa envolve a Gestão Escolar. A justificativa para a escolha do tema foi perceber, a ausência da família nas reuniões e eventos e outras situações cotidianas mostram que a família deveria participar mais ativamente das atividades escolares de seus filhos, uma vez que os reflexos desses fatores é a indisciplina a falta de estímulos e índices no rendimento significativamente baixos. Diante dessa justificativa, a problemática foi: De que forma a família pode contribuir com a escola na educação dos filhos? O projeto tem como objetivo abordar a importância da parceria e participação da família na escola e sua contribuição na educação dos filhos. Os conteúdos a serem trabalhados serão palestras e atividades escolares envolvendo a família. O processo de desenvolvimento será em etapas para melhor compreensão. Para a realização das atividades serão utilizados recursos humanos e materiais de acordo com a necessidade das atividades propostas. A avaliação será de acordo com a participação da família nas atividades propostas. Para a elaboração desse trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica baseada em alguns autores, os principais autores foram: FREIRE, PARO E PAROLIN.

Palavras-chave: Família 1. Parceria 2. Escola 3. Aprendizado 4.

1 INTRODUÇÃO

O tema desse Projeto de Ensino FAMÍLIA E ESCOLA:Uma revisão bibliográfica que define a importância significativa dessa parceria para a aprendizagem do aluno.A linha de pesquisa é a Gestão Escolar, por entender papel do gestor estreitar esse laço e motivar uma participação mais efetiva da família nas escolas.

O objetivo principal é mostrar a importância da parceria da família com a escola e a sua contribuição na aprendizagem dos alunos.

A falta de limites, a falta de estudo diário e a baixa estima são sentidas no contexto escolar, que não dá conta de solucionar seus conflitos, precisando de pais que lhe cobrem, de pais que lhe cuidem, verdadeiramente de pais mais presentes em sua vida.

O problema de estudo é a ausência da família na educação dos filhos, culminando com uma série de consequências ao desenvolvimento do aluno: De que forma a família pode contribuir com a escola na educação dos filhos?

A justificativa para a escolha do tema foi perceber, a ausência da família nas reuniões e eventos e outras situações cotidianas mostram que a família deveria participar mais ativamente das atividades escolares de seus filhos, uma vez que os reflexos desses fatores é a indisciplina a falta de estímulos e índices no rendimento significativamente baixos.

A metodologia de estudo se embasa, primeiramente, na pesquisa bibliográfica, e após as leituras e pesquisas literárias sobre a parceria família e escola. Os principais autores utilizados nessa pesquisa bibliográfica foram: FREIRE, PARO E PAROLIN.

2Desenvolvimento

É na interação escolar que as pessoas vão aprendendo desde cedo, pode-se dizer que desde os primeiros anos escolares a se defender dos outros, a conquistar pessoas, a ganhar e a perder. Dessa forma, quem pensa que esta tarefa de educar o aluno não é da escola (do professor) se engana. Há muito tempo este local deixou de ser apenas para ensinar conteúdos.

A escola que se pretende e que o aluno deseja é a que está pronta a dividir suas derrotas e vitórias, seus conhecimentos e dúvidas, enfim, a orientá-lo, escutá-lo e entendê-lo como aluno, mas principalmente como pessoa, como cidadão.

Vale ressaltar a importância de o professor estar desenvolvendo atividades que motivem seus alunos a estudar os “ditos” conteúdos programáticos, mas também, e principalmente, a refletir sobre o que estão estudando e para que estão estudando. Cabe também ressaltar que a família é a parte essencial da aprendizagem em casa, alguns alunos estudam apenas quando estão no ambiente escolar, fora da escola os pais não fazem o acompanhamento adequado.

Segundo Faria Filho (2000), “os professores e os gestores das unidades escolares alimentam, ainda, a ilusão de uma maior participação dos pais na escola, que seria resultado de uma ação formativa da escola em relação à família.” (p.44). Por outro lado, a família espera uma abertura maior por parte da escola a fim desse contato.

É preciso que a escola e seus educadores parem de tentar “criar” futuros médicos, juízes, professores, industriários... que visem apenas a quantidade (de dinheiro, de horas trabalhadas, de bens a comprar, de status etc.), mas que formem cidadãos com qualidade crítica, ética e política, que saibam os seus direitos e cumpram com seus deveres, que se respeitem e ao próximo e que os faça entender o quanto são importantes para a construção da história do país da qual fazem parte.

Ao ingressar na escola, o aluno estará adquirindo saberes que o auxiliarão não somente na questão cognitiva, mas no aspecto filosófico, pedagógico, e principalmente no social, em que será orientado a estabelecer interação com os demais colegas. Porém, nessa etapa a família também deve ser participativa.

Obviamente que cada indivíduo é possuidor de interesses próprios, que estarão sendo apresentados aos colegas e professores, e também ele estará aprendendo a lidar melhor com suas necessidades, medos, anseios, dúvidas, etc.

Para Penin (1993, p. 25) é necessário que a escola, na pessoa do professor, assume o seu papel mediador. Para que além das metodologias escolares, ele busque interar-se das metodologias gerais, que regem a vida dos seres humanos, tais como: regras, normas, conduta, valores e outros.

Além da interação, é preciso que a escola desenvolva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com