TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Sobre o Livro de Vygotsky

Por:   •  16/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 6

       UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

 CAMPUS FLORESTA

ANDREIA SARA ARRUDA DE SOUSA

FICHAMENTO - VYGOTSKY APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO. UM PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO

CRUZEIRO DO SUL – ACRE

2021

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CAMPUS FLORESTA

ANDREIA SARA ARRUDA DE SOUSA

FICHAMENTO - VYGOTSKY APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO. UM PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO

Fichamento apresentado à disciplina de Psicologia da Educação pelo curso superior de Pedagogia, da Universidade Federal do Acre – UFAC, como requisito parcial à obtenção da N2.

Orientador(a): Maria Dolores De Oliveira Soares Pinto.

CRUZEIRO DO SUL – ACRE

2021

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 

FICHAMENTO - VYGOTSKY APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO. UM PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO

 

OLIVEIRA. Marta Kohl. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento. Um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1997. (Pensamento e Ação no Magistério).

CREDENCIAIS DO AUTOR:

Formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação/USP, fez mestrado e doutorado em Psicologia da Educação na Escola Superior de Educação da Universidade de Stanford (Califórnia, EUA). Autora de vários livros dedica- se à pesquisa e à docência no ensino superior. O pensamento de Lev S. Vygotsky tem sido importante suporte teórico para suas pesquisas.

INTRODUÇÃO:

O livro reserva um espaço para uma breve volta no tempo sobre a vida e a obra do pensador. O pensamento de Lev S. Vygotsky tem sido um importante suporte teórico para as pesquisas da autora, que aborda as ideias de Vygotsky de forma exata e acessível ao público, que buscam interagir com crianças e adolescentes, com destaque no poder da cultura e da linguagem na formação do ser humano. A mesma explica o mecanismo cerebral implícito ao funcionamento psicológico no processo de desenvolvimento do indivíduo e sua espécie humana, enfatizando assim a importância da cultura e da linguagem na constituição do ser humano. Aborda também sobre as divergências entre Vygotsky e Piaget.

CAPÍTULO 2 – A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA

…“Mediação, em termos genéricos, é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser medida por esse elemento.” (p. 26).

... “ Vygotsky trabalha, então, com a noção de que a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas fundamentalmente, uma relação mediada.” (p. 27).

… “É o trabalho que, pela ação transformadora do homem sobre a natureza, une homem e natureza e cria a cultura e a história humanas.” (p. 28).

… “ O instrumento é um elemento interposto entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho;(...).” (p. 29).

… “ O signo age como um instrumento da atividade psicológica de maneira análoga ao papel de um instrumento no trabalho.” (p. 30).

… “As origens das funções psicológicas superiores devem ser buscadas, assim, nas relações sociais entre o indivíduo e os outros homens: para Vygotsky o fundamento do funcionamento psicológico tipicamente humano é social e, portanto, histórico.” (p. 40).

Neste capítulo trata-se principalmente sobre a entrega  de Vygotsky sobre o estudo das funções psicológicas superiores ou processos mentais superiores- planejar ações, conceber consequências para uma decisão, imaginar objetos etc., onde o mesmo assume o posicionamento, assim ressaltando a relação do homem com o mundo, vale destacar a diferença entre signos e instrumentos, na qual podemos distinguir facilmente cada um deles, o primeiro são os instrumentos que ao se interpor entre o homem e o mundo, eles ampliam as possibilidades de transformação da natureza. O segundo elemento mediador, o signo, é exclusivamente humano. Para o homem, a capacidade de construir representações mentais que substituam os objetos do mundo real é um traço evolutivo importante. Na perspectiva da teoria sociocultural desenvolvida por Vygotsky, a aprendizagem é uma atividade conjunta, em que relações colaborativas entre alunos podem e devem ter espaço.

CAPÍTULO 4 – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO

… “ As teorias de Jean Piaget e de Henri Wallon são as mais completas e articuladas teorias genéticas do desenvolvimento psicológico de que dispomos.” (p. 56).

… “ Para ele, desde o nascimento da criança, o aprendizado está relacionado ao desenvolvimento e é “ um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizados e especificamente humanos.” (p. 56).

… “ O nível de desenvolvimento real da criança caracteriza o desenvolvimento de forma retrospectiva, ou seja, refere-se a etapas já alcançadas, já conquistadas pela criança.” (p. 59).

… “ (...) para compreender adequadamente o desenvolvimento devemos considerar não apenas o nível de desenvolvimento real da criança, mas também seu nível de desenvolvimento potencial, (...).” (p. 59).

...“ Se o aprendizado impulsiona o desenvolvimento, então a escola tem um papel essencial na construção do ser psicológico adulto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas.” (p. 61).

… “O desenvolvimento da espécie humana e do indivíduo dessa espécie está, pois, baseado no aprendizado que, para Vygotsky, sempre envolve a interferência, direta ou indireta, de outros indivíduos e a reconstrução pessoal da experiência e dos significados.” (p. 79).

O desenvolvimento é entendido por Vygotsky como um embate entre o interno e o externo, ou seja, reelabora constantemente as relações reais entre as pessoas. Assim, ao longo da vida, a pessoa torna-se para si aquilo que ela é em si, por meio do que representa para os outros. Mostra também, a importância da imitação, da observação para o desenvolvimento da zona proximal, ressalta a importância do brinquedo para o desenvolvimento da criança. O brinquedo tem um papel relevante na teoria de Vygotsky, pois o brinquedo nessa perspectiva é visto como uma possibilidade de provocar e estimular o desenvolvimento de uma criança. A brincadeira faz com que a criança internalize conceitos do meio social e também modifique suas funções psicológicas (atenção, memória, linguagem, percepção, entre outros), ou seja, é pelo ato de brincar que a criança se desenvolve. Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal, que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe( seu conhecimento real) e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender (seu conhecimento potencial).Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da zona de desenvolvimento proximal, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com