Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico- Filosófico;
Por: Larissa Lopes • 2/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.901 Palavras (8 Páginas) • 315 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Como utilizar a pesquisa cientifica dentro de sala de aula 4
2.2 Titulo completo e nome dos autores 4
2.3 Principal problema pesquiado no artigo ................................................................5
2.4 Metodologia Utilizada ............................................................................................5
2.5 Principais Dados 5
2.6 Conclusao do Artigo 5
2.7 Relatar as principais dificuldades encontradas para ler os artigo cientificos 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho apontaremos primeiramente como utilizar a pesquisa científica dentro da sala de aula, destacando as dificuldades que os alunos enfrentam para realizá-las e o dever do professor como pesquisador, com o objetivo de compreender melhor sua função como educador.
Em seguida abordaremos um tema que de acordo com estudos terá finalidade de compreender as mudanças que vem ocorrendo relacionadas á pesquisa científica e analisar as principais dificuldades encontradas para ler um artigo científico, este trabalho terá também como objetivo esclarecer o principal problema abordado no artigo. Aqui será destacada também a metodologia utilizada para a realização do trabalho.
Por fim levantaremos uma única possibilidade para tentar reverter este quadro, que será defender a busca, o rigor e a qualidade nos trabalhos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 COMO UTILIZAR A PESQUISA CIENTIFICA DENTRO DE SALA DE AULA?
Pesquisa cientifica é definida por Volpato, como a atividade que utiliza a metodologia e os pressupostos científicos. Através de pesquisas feitas por Schon (2000), houve discussões a respeito, da pesquisa junto com professor dentro de sala de aula, e o próprio professor como pesquisador. Em primeiro lugar o tema deve ser bem estudado antes pelo professor para que os alunos se sintam atraídos e motivados a querer buscá-lo. O Professor deve acompanhar o interesse do aluno e estimulá-lo a não copiar e colar da internet ou dos livros.
A pesquisa cientifica é a forma que o professor às vezes acha de fazer com que o aluno aprofunde seus conhecimentos, por isso o tema deve ser agradável e de preferência que envolva assuntos reais do dia a dia do aluno.
O professor deve estar totalmente preparado para orientar os alunos, sobre a pesquisa em sala de aula. Sendo assim, hoje em dia em escolas públicas e nas séries fundamentais e ensino médio, muitos professores dão muito material a ser pesquisado, mas pouco tempo para ser desenvolvido, e com isso gera dificuldade na pesquisa, e o que leva a aprendizagem do aluno ser prejudicada. Na maioria das vezes pode não ser culpa do professor, mas sim por falta de tempo, e com isso gera desconforto com os alunos, por que a instituição não acompanha o ritmo do aluno, na maioria das vezes.
Para gerar motivação no aluno, o professor deve-se colocar uma dúvida na cabeça do aluno, e não como um problema a ser solucionado. Sendo assim, o aluno vai querer tirar esse ponto de interrogação de sua mente. A pesquisa deve ser entendida não como um trabalho maçante, mas como uma atividade básica no processo de apropriação dos conhecimentos escolares.
De acordo com DEMO (2002, p.11) "... a criança é, por vocação, um pesquisador pertinaz, compulsivo. A escola, muitas vezes atrapalha esta volúpia infantil, privilegiando e excesso disciplina, ordem, atenção...”.
Não podemos admitir que os alunos adquiram diploma em sua formação sem ter ao menos noções claras do que seja pesquisa e de como ela é feita.
Já sabemos que não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Eles se encontram um corpo no do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Pesquiso para constatar, contatando, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade (FREIRE, 1999, p.32).
2.1 TÍTULO COMPLETO E NOME DOS AUTORES
Pesquisa em Educação: Buscando Rigor e Qualidade
MARLI ANDRÉ
2.2 PRINCIPAL PROBLEMA PESQUISADO NO ARTIGO
O principal foi os questionamentos para uma boa pesquisa e bom argumento para manter rigor na coleta de informações, seguindo padrão.
Maior e a busca de um rigor e qualidade a um trabalho. Além disso, analisa as condições, que os pesquisadores enfrentam na produção cientifica e conclui pela necessidade de lutar para melhoria das condições.
2.3 METODOLOGIA UTILIZADA
A autora enfatiza a importância de rever e analisar a pesquisa e produção para que se possam encontrar novos caminhos de aprimorar a qualidade da pesquisa em educação, o que, segundo um debate na Academia Nacional da Educação, 1991, é essencial que haja discussões coletivas para expor ideias e pontos de vista de modo que fique claro concepções do que é uma “boa” ou “má” pesquisa. Relata a importância do planejamento do trabalho de pesquisa e o quão grande ainda são as questões a serem pesquisadas.
A construção de critérios para uma boa pesquisa é uma tarefa a ser feita em coletividade e em longo prazo, buscar equilíbrio entre a ação e investigação é essencial para que não fique em segundo plano a busca do rigor que qualquer pesquisa requer. Deve ficar evidente o aumento do conhecimento gerado através das pesquisas, ou seja, aquilo que já era sabido foi reforçado e aperfeiçoado.
...