Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes
Por: uelica • 24/9/2018 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 694 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO[pic 2]
COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EaD
Mulher: de lá para cá
Uélica Pereira Pinheiro
RA 1168740
Licenciatura em Pedagogia
Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes
Halima Alves de Lima Elusta
Polo de São Miguel do Guaporé/Rondônia
Abril/2018
- Atividade no Portfólio
Primeiro trabalho: Produza um texto com o tema Mulher: de lá para cá. Seu texto deverá ser pautado sobre as diferentes formas, valores, contextos, conceitos que envolvem as mulheres.
Segundo trabalho: Produza uma ilustração com o tema Mulher: de lá para cá. Sua ilustração deverá corresponder, de forma apenas visual, ao que apresentou em seu texto.
Mulher: de lá para cá
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Mas como diz Bruno, Felipe e Renato no seu poema cantado: Arte é canção, declamação. É poesia e sentimento. Arte é tela, tinta e cor. É vivência e ensinamento. Arte é revolução!
A Mulher nos tempos antigos sempre esteve presente nas obras de arte, mas eram vistas apenas como símbolo de fertilidade. As esculturas, pinturas e desenhos não mostravam a mulher senão com seios fartos e barriga volumosa, isso significa que a mulher só tinha uma função: ser a reprodutora dos seres humanos.
Ela foi vista com inferioridade durante muito tempo, sempre submissa ao marido, criada apenas para cuidar do lar e dos filhos. Sem ter direitos, sem poder ter seu próprio negócio, sem conseguir manusear os seus bens. Percebe-se que a mulher durante muito tempo foi vista como um objeto frágil, incapaz de tomar suas decisões, de trabalhar, de ser independente.
A Mona Lisa (1503-1506) no quadro do pintor Leonardo da Vinci é uma das poucas pinturas que simboliza uma mulher plena, focando apenas no seu harmonioso sorriso, porém a maioria dos pintores representava em suas obras somente o poder da fertilidade feminina como é o caso do pintor Michelangelo na obra Madona da Escada (1492).
Somente no século XVIII a mulher começou a lutar por seus direitos começando pelo Voto na Inglaterra, mais tarde no século XX as mulheres brasileiras também foram à luta começando pela Educação depois pelo voto e aos poucos foram tomando seu lugar.
Atualmente a mulher conquistou seu espaço no mercado de trabalho podendo ser gerente de uma grande empresa, ser empresária, ser escritora, ser artista, ter a profissão que sonha. Fazer coisas antes consideradas ”Masculinas” como ser Engenheira, Piloto de avião, Motorista de Ônibus, entre outras.
Apesar de muitas conquistas á muito pelo que lutar como, por exemplo, a equiparação salarial que muitas trabalhando no mesmo local e fazendo o mesmo serviço que os homens acabam não tendo o reconhecimento e salário merecido. Ainda existe o preconceito, a discriminação, as desigualdades sociais.
Nos dias atuais após muitos anos de luta há casos de violência doméstica, há machismo e superioridade por parte dos homens. Mesmo no Brasil tendo A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, que estabelece como crime a violência doméstica, muitas pensam que não são capazes de viver sozinhas, de cuidar de seus filhos e acostuma-se com o sofrimento, outras vezes querem denunciar, mas o processo é longo e demorado, tem que comprovar a violência e nem sempre o agressor é de fato punido como deveria, então elas acabam optando pelo silêncio.
...