Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física
Por: sasa8079 • 18/9/2019 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 540 Visualizações
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SAMARA GONÇALVES XAVIER
R.A. 8079834
JOGO OU BRINCADEIRA
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PORANGATU GOÍAS
2019
PEDAGOGIA (LICENCIATURA)
Disciplina: | Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física | ||
Tutor: | Robson Amaral da Silva | RA: | 8079834 |
Aluno(a): | Samara Gonçalves Xavier | Turma: | 1ºANO |
Unidade: | Porangatu |
Atividade... PORTIFÓLI-CICLO 2º
JOGO OU BRINCADEIRA
Esconde-esconde
Conceitual: Essa brincadeira nasceu na Europa aproximadamente no século 18 e quem provavelmente trouxe para o Brasil foram os portugueses. É uma brincadeira desenvolvida por crianças de todo o mundo, crianças que moram na mesma rua ou bairros ate mesmo é realizada dentro das escolas. Os diferentes nomes que a brincadeira recebe são esconde latinha, salve latinha ou salve mundo, pique esconde entre outros.
• Procedimental: Nesta “Brincadeira” enquanto uma pessoa é (o "pega") fica com os olhos fechados contando até certo número combinado com os participantes, geralmente com o número de pessoas que estão participando (5 pessoas = 50),encostado em um poste ou em uma parede, os demais participantes se escondem. Quando terminar a contagem o pega inicia a procura pelos colegas escondidos, quando encontra alguém o pega deve voltar correndo no poste e grita (e o nome do colega).o ultimo a ser encontrado é o pega.
- O pegador conta até certo número com os olhos fechados e as outras se escondem. As crianças que se esconderam têm que voltar ao lugar onde o pegador contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1, 2, 3! (nome de quem bateu)" para se salvar. O último a ser pego pelo pegador, substitui o "pegue" na próxima rodada da brincadeira.
- O pegador conta até certo número com os olhos fechados e as outras se escondem. As crianças que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira o pegador contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1, 2, 3! (nome de quem bateu)" para se salvar. Quando pegador for procura o ultimo participante ele deve ficar bem esperto, pois tem a possibilidade de salvar todos que já foram pego, o participante deve voltar ao ponto de partida e grita 1 2 3 salve mundo, salvando todos, assim a brincadeira si inicia com o mesmo participante.
• Atitudinal: os participantes devem agir com o intuito de solidariedade, quando possível salvar todos que o pegado encontrou. Cooperativada encontrando bons lugares pra se esconderem. Cumplicidade não contado para o pegador onde os colegas estão escondidos.
Fonte: O Vanguardista - iG @ http://ovanguardista.ig.com.br/velha-infancia/2017-01-26/brincadeiras-crinaca-origem.html acessado em 20/04/2019
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