Fundamentos e Métodos do Ensino de Língua Portuguesa e Matemática
Por: Wesley Moreira • 23/9/2019 • Trabalho acadêmico • 264 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
ATIVIDADE NO PORTFÓLIO
Objetivos:
• Analisar as contribuições da psicogênese da língua escrita.
• Conhecer os equívocos e as consequências geradas pela má interpretação da psicogênese da língua escrita para o trabalho pedagógico de alfabetização.
A Psicogênese da Língua Escrita, as autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, demonstram no artigo, que os equívocos mais comuns advindos da interpretação, estudos e pesquisas apresentam que as crianças ao chegar em sala de aula, tem ideias e faz hipóteses de código escrito, descrevendo o estágio linguísticos que percorre até aquisição da leitura e da escrita. O educador deve criar chances para que o aluno escreva de acordo como que pensa, em relação aos erros como hipóteses, importante também o professor estar atento a essas chances e faça que o aluno avançar.
Buscando respostas para o fracasso escolar Emília Ferreiro entrou em contato com os alunos buscando respostas para esse fracasso, mostrando diferentes hipóteses, sobre o sistema da escrita, mesmo antes de compreender o sistema alfabético.
Por fim a Psicogênese da leitura escrita descreve como aprendiz se apropria dos conceitos e das habilidades de ler e também de escrever, mostrando que a aquisição desses atos linguísticos segue um caminho semelhante que quando a humanidade, caminhou até chegar ao sistema alfabético, ou seja na fase pré-silábica do caminho que percorre até alfabetizar-se, ignoram que a palavra escrita representa a palavra falada, nisso desconhece como essa representação se processa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MENDONÇA, O. S.; MENDONÇA, O. C. Psicogênese da Língua Escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização 2011. Disponível em <https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40138> Acesso em: 22.04.2019.
...