Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)
Por: Silmara Curaçá • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 1.895 Visualizações
Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)
Leia atentamente as informações:
- Você deverá enviar no portfólio 01, TODAS as atividades referentes às aulas, 01, 02, 03 e 04.
- Não serão aceitas atividades atrasadas e retiradas da internet, assim como cópia fiel do material, ou seja, você deverá escrever com suas próprias palavras.
- Cada atividade deverá conter no mínimo 8 e no máximo 15 linhas.( 0 número mínimo e máximo é para cada atividade e não para a aula ), na atividade da aula 02, você pode utilizar o limite de linhas para cada teórico.
- Cada atividade vale até 1,25 por aula, totalizando 5,0 (Cinco) pontos cada portifólio.
- As atividades que não estiverem corretas, em branco ou iguais a de algum colega, não serão aceitas o reenvio, por isso, estejam atentos.
- AS ATIVIDADES DEVERÃO SER ENTREGUES NO PORTIFÓLIO ATÉ O DIA 27/04 PARA QUE SEJA POSSÍVEL A CORREÇÃO ANTES DA PROVA.
Aula 01
- Disserte sobre a construção da concepção de Infância.
Antigamente as crianças eram tratadas como um adulto, eles não sabiam o que era uma brincadeira, como brincar no barro, na chuva, entre muitas outras, eram deixados de lado, e viviam de modo abandonado, sem nenhuma educação.
Aos sete anos, eram levados para outra família para que aprendessem a trabalhar, e isso era considerado naquela época muito importante.
Marco foi à pessoa mais importante a partir do século XVII, foi ele quem mostrou às famílias a afetividade, a valorização. Os trabalhos que eram feitos pelas crianças, foi substituídos pelas escolas, que foi responsável pelo processo de formação.
Aula 02
- Destaque as principais ideias dos pensadores abaixo e busque exemplos de suas contribuições na prática escolar atual:
- Froebel (1782–1852)
- Ideias pedagógicas:
Foi o criador do jardim de infância, que deu importância à educação e valorização dos brinquedos, e que os verdadeiros conhecimentos vem das atividades espontâneas.
- Contribuições na prática pedagógica atual:
Graças a Froebel, as escolas e creches aderiram às brincadeiras como os primeiros recursos de aprendizagem para as crianças, tendo jogos e brincadeiras, para cada faixa etária de criança, para que com isso elas possam desenvolver o entendimento sobre o que esta sendo trabalhado.
Montessori (1870-1952)
- Ideias pedagógicas:
Mostrou que o valor real tem que estar na criança e não voltada ao professor, e que cada criança tinha a capacidade de construir seus conhecimentos de acordo com a explicação do professor, era contra as salas que tinha as carteiras em fileiras, dizia que as crianças tinha que ser livre.
- Contribuições na prática pedagógica atual:
A sala que se trabalha com a filosofia de Montessori, não tem crianças com carteiras alinhadas, com explicações somente no quadro, tem que ter interação como pegar dois dados e jogar e a ver quanto da á soma dos dois, e isso com as crianças todas ao redor e participando de uma aula de matemática, entre outros tipos de atividades que envolvem as crianças.
- Célestin Freinet (1896– 1966)
- Ideias pedagógicas:
Freinet teve como objetivo a escola do povo, ele acreditava na troca de conhecimento entre o aluno e o professor, e principalmente na afetividade entre eles.
- Contribuições na prática pedagógica atual:
Levar as crianças para um passeio, cujo lugar seja sobre a proposta da aula, para que possa haver mais entendimento dos alunos, e ter alegria e afetividades com a paisagem e com o professor, para que não vire a rotina somente de regras.
- Jean Piaget (1896– 1980)
- Ideias pedagógicas:
Fala sobre a fases dos conhecimentos as limitas, a cada tema uma idade especifica para as crianças, ou seja se uma criança do pré-operacional nunca iria entender o que vai passar em operacional-concreto, e a assimilação capaz de aprender algo e a acomodação e capaz de modificar esse conceito.
...