Fundamentos e Metodologia de Ensino de Ciências
Por: FERREIRA.GABI22 • 23/5/2016 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
[pic 1]
Universidade Uniderp
Curso: Pedagogia
Disciplina: Fundamentos e Metodologia de Ensino de Ciências
Acadêmicas:
Daianny Augusta de Souza RA: 5193557463
Fabiana Vieira dos Santos RA: 5082749705
Gabriella Ferreira da Silva RA: 5088591382
Milena Rodrigues Farias RA: 5193603386
Turma N61
6º semestre
Professor: André Silveira
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ETAPAS I E II
Campo Grande - MS
2016
Etapa I
Os artigos contam a importância das experiências realizadas com seus alunos onde: observar, registrar e comprovar hipóteses sem simplificar a linguagem nem infantilizar, é o caminho para a iniciação cientifica. Aguçar a curiosidade e dar abertura aos alunos para perguntarem talvez seja a maneira mais eficiente de conhecer o mundo.
As escolas de Ensino Fundamental, em especial da rede pública, tratam da física e fenômenos relacionados a natureza com pouca relevância nas séries iniciais, isto porque na disciplina a qual ela deveria estar inserida (Ciências) o enfoque maior é dado as Ciências Biológicas. Ao levantar questões como: o que acontece quando as pilhas usadas são jogadas no lixo? Qual a melhor forma de destacá-las? Essas questões muitas das vezes ficam sem resposta, situações problema que podem servir de ponta pé inicial para realização de projetos de Ciências e Física. A curiosidade armazenada tem potencial para virar uma excelente iniciativa didática.
Ao imaginar caminhos para tentar resolver um problema, o aluno reconstrói o conhecimento, e isso é justamente um dos principais objetivos da Educação Escolar. No momento em que está sendo realizada a experiência é uma etapa da aquisição de conhecimento, as crianças aprendem por meio da reflexão que ocorre ao longo de todo processo.
As experiências foram propostas com bastante propriedade, focadas nos objetivos, com uma boa elaboração do cronograma e uma abordagem ao final das experiências que proporcionou diagnosticar se objetivos foram alcançados. A investigação Científica proporciona um conhecimento mais aprofundado e com maior chance de aprendizado por ser uma experiência concreta.
Etapa II
Experimento de cromatografia em papel
Material necessário:
Papel-filtro (coador de café);
Canetinhas de diferentes cores;
Um recipiente transparente;
Álcool;
Procedimento de realização do experimento:
Corte um pedaço de papel de filtro, na forma de um retângulo, que sirva no recipiente transparente escolhido para o experimento. Certifique-se de que o retângulo cortado fique afastado das laterais do recipiente, de modo que ele não grude neste. Faça um círculo preenchido com as canetinhas a 1cm da ponta do papel.
Coloque o álcool no recipiente de modo que o álcool não encoste nas bolinhas feitas com as canetinhas. Acomode o papel que deve encostar no líquido no fundo do recipiente, mas não deve tocar os círculos feitos no papel. Prenda o papel filtro com uma fita adesiva e espere.
Resultados:
À medida em que a água sobe pelo papel, a tinta é dissolvida e se espalha então podemos ver separação dos corantes que compõem as canetinhas; foi possível ver quais são as cores que compõem cada canetinha, mostrando que uma determinada cor pode ser composta pela mistura de mais de uma cor;
...