GESTÃO ESCOLAR
Por: pedagogia1991 • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 836 Visualizações
INTRODUÇÃO
O GESTOR ESCOLAR NA FORMÇÃO DE EQUIPE DE TRABALHO E O ENFRETAMENTO DE CONFLITOS.
O presente trabalho tem como objetivo principal conhecer o papel do gestor dentro de seu ambiente de trabalho, trazendo á tona seus percalços para chegar a uma liderança de bons frutos.
1. GESTÃO ESCOLAR
A gestão é realizada por um conjunto de ações com os professores, direção, funcionários do apoio e famílias; acerca de suas decisões na forma de organizar o trabalho atendendo melhor as necessidades e anseios da comunidade escolar. Buscamos uma escola comprometida com a educação e com o desenvolvimento da criança, através de um ambiente escolar participativo e democrático.
2. O PAPEL DO GESTOR NA ESCOLA
De acordo com LÜCK (2009), o diretor escolar deve ser um gestor da dinâmica social, um mobilizador e orquestrador de atores, um articulador da diversidade para dar-lhe unidade e consistência, na construção do ambiente educacional e promoção segura da formação de seus alunos. Atualmente, o diretor de escola é chamado a admitir seu papel político frente aos desafios exigidos pelo seu cargo. Além das atividades de administrador escolar, o diretor exerce a atuação da gestão, que abrange aspectos filosóficos e políticos. Devemos considerar que esses aspectos vêm antes e acima da administração.
Quando queremos definir o papel do gestor na escola nos deparamos com diversas conseqüências, tais como: funções administrativas, planejamentos de trabalho pedagógicos, liderança, e o mais importante, resultados. Isso significa que ser um gestor é liderar uma equipe. Para ser um líder é preciso saber se comunicar, saber lidar com as diversidades e levar em considerações críticas e opiniões contrarias as sua.
Portanto, o gestor deve ter competência de compartilhar liderança, o que significa enfrentar questões de relacionamento interpessoal e comunicação entre todos os membros participantes do seu ambiente de trabalho escolar. Uma boa liderança deve ter mobilização para alcançar objetivos satisfatórios, promovendo assim a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.
O gestor (diretor) na maioria das vezes não trabalha sozinho, existe uma equipe designada ‘’Trio Gestor’’, que é composta por três gestores. No qual cada um é responsável por um papel dentro do ambiente escolar.
Diretor: Responsável legal, judicial e pedagógico pela instituição e o líder que garante o funcionamento da escola.
Coordenador: Pedagógico, profissional que responde pela formação dos professores e muitas vezes administrativas.
Supervisor: De ensino, representante da secretaria de Educação que dá apoios técnicos, administrativos e pedagógico às escolas, garante a formação de gestores e coordenadores e dinamiza a implantação de políticas públicas.
Um trabalho em conjunto bem realizado leva a escola a bons resultados. É preciso ressaltar que muitas redes ainda não têm uma estrutura que permita a integração do trio gestor e a responsabilidade pela a aprendizagem do aluno fica só a cargo do professor.
3. FORMAÇÃO DE EQUIPE DE TRABALHO
Uma equipe é formada de indivíduos, cada qual com a sua personalidade e visão do mundo, sendo então necessário que o administrador conheça as formas de pensamento e ação dos seus componentes, em decorrência das dimensões culturais que formam a sua personalidade enquanto pessoas e profissionais.
Algumas das habilidades para um trabalho em equipe são:
Cooperar: participar, apoiar decisões da equipe, fazer a sua parte do trabalho.
Compartilhar informações: manter a pessoas informadas e atualizadas sobre o processo do grupo.
Expressar expectativas positivas: esperar o melhor da capacidade dos outros membros do grupo.
Estar disposto a aprender com os companheiros: valorizar as experiências dos outros, solicitar dados e interagir pedindo e valorizando ideias.
Encorajar os outros: dar crédito aos colegas que tiverem bom desempenho tanto dentro como fora da equipe.
Construir um espirito de equipe: tomar atitudes especiais para promover um clima amigável, moral alta e cooperação entre os membros da equipe.
Resolver conflitos: trazer à tona o conflito dentro da equipe e encorajar ou facilitar uma solução construtiva para a equipe.
A relação do gestor escolar com a sua equipe é fundamental para o sucesso dos desempenhos de tais. Há uma expectativa de que gestor promova o trabalho coletivo, estimule a participação dos sujeitos de sua equipe e da comunidade escolar, estabeleça a coresponsabilidade e garanta a construção e implementação de uma proposta pedagógica de sucesso.
...