GESTÃO ESCOLAR
Por: NODO27 • 2/12/2015 • Seminário • 3.774 Palavras (16 Páginas) • 288 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
DIRETORIA ACADÊMICA
CURSO NORMAL SUPERIOR E PEDAGOGIA
PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM
U.T.A – GESTÃO ESCOLAR
ITAPEVI, SP
2008
JANAÍNA DANTAS SANTIAGO
MARIA JOSÉ DA SILVA OLIVEIRA
NEUSA DOMINGUES DE CAMARGO
SUELI PINHEIRO DE SOUZA VILELLA
PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM
UTA – GESTÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à disciplina de Organização do trabalho pedagógico e Gestão escolar do Curso de Pedagogia, Turma II modalidade à distância, da Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER.
Profª Me Márcia Silva Di Palma
Profª Me Daniele Farfus
ITAPEVI, SP
2008
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.......................................................................................................3
- DESENVOLVIMENTO...........................................................................................7
- CONCLUSÃO.......................................................................................................11
- QUESTÃO INDIVIDUAL.......................................................................................13
- REFERÊNCIAS....................................................................................................15
- introdução
Nossa investigação, incluindo o estágio foi realizado no Colégio Alcance que oferece cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio ministrados em horários diferenciados, no período matutino e vespertino.
O Colégio Alcance localiza-se na rua Orlando Higino de Moraes, 150 - Cidade Saúde- Itapevi - São Paulo. Conta atualmente com um diretor e uma coordenadora pedagógica.
A escola conta com 13 salas de aula, sala de direção, sala da coordenadora, sala de professores, um laboratório de informática, um laboratório de Ciências, seis banheiros masculinos sendo um para deficiente, seis banheiros femininos sendo um para deficiente.
A escola dispõe de área coberta e descoberta para a prática de Educação Física, possui piscina, play – ground, área de recreação e lanche coberta.
As maiorias das salas são amplas, assim como os corredores e escadarias. A conservação em geral é boa, graças ao trabalho de conscientização de alunos. É uma escola integradora, pois a acessibilidade é dificultada, não há rampas e nem corrimãos para os alunos com necessidades especiais.
O uso do laboratório de informática são duas vezes por semana de cada turma, inclusive o Ensino Infantil. Há um professor específico para isso. Caso o aluno queira fazer alguma pesquisa na Internet ou utilizar o laboratório de informática fora dessas aulas, que fazem parte do currículo, é necessário pedir a autorização da coordenadora para que ela disponibilize um horário para ser utilizado.
Todo material didático utilizado deve ser solicitado com um dia de antecedência à coordenadora para que o professor possa utilizá-lo, e eles ficam na sala da coordenação.
Os usos dos laboratórios de Informática e Ciência são utilizados nas aulas dos professores da área. Se outro professor quiser usar é necessário autorização da coordenação.
O material de Educação Física é de uso exclusivo dos professores de Educação Física, e ficam guardadas em salas próximas as quadras. A piscina só é utilizada pelos alunos durante as aulas de Educação Física, e sempre acompanhados pelo professor da área.
O uso da biblioteca só é permitido com autorização. Os livros são emprestados, o aluno preenche um cartão com o prazo de entrega, podendo renova-lo conforme suas necessidades.
A escola esta situada em um bairro de classe C e D, portanto num bairro cujos moradores não tem condições financeiras de matricular e muito menos manter os filhos em uma escola particular, sendo assim, a escola tem como clientela alunos de diversos bairros e até mesmo outros municípios.
Essa realidade faz com que essa escola não tenha muito contato com a comunidade que está inserida, restando a essa comunidade o acesso a escola apenas nas festas de Carnaval, Junina e Primavera mediante a pagamento de ingresso.
Apesar dos alunos serem provenientes de diversas comunidades, a escola tem um perfil bem definido (feito através de estudos, pesquisas e até entrevistas no momento da matrícula) desses alunos. Os familiares estão sempre presentes na escola através de festas, exposições dos trabalhos dos alunos, reuniões de pais e mestres, hora com a coordenadora (que pode ser tanto agendado pelos pais, quanto pelo próprio coordenador a pedido do professor).
Embora a preocupação principal desta instituição seja ingressar seus alunos em faculdades públicas, ou nas melhores faculdades particulares (exigência unânime dos pais e conseqüentemente desejo dos alunos por acreditarem que essa é a “formula” para uma vida sucedida) ela atende aos quatro pilares da educação conforme mostraremos a seguir:
Aprender a conhecer – defende o conhecimento produzido pela humanidade é patrimônio de todos. Os alunos adquiram saberes que tenham relevância, pois estes propiciaram a compreensão do meio e terão uma finalidade especifica para cada.
Nesse aspecto o colégio tem sua metodologia bem alicerçada neste pilar. Trabalha leitura dos alunos de forma dinâmica através de projetos de trabalho com jornal e revistas na sala de aula, sala de leitura, empréstimos de livros, feira do livro (anualmente), produções de texto, concursos de redação, jornal da escola onde os textos e o conteúdo são elaborados pelos alunos.
No laboratório de informática o conteúdo trabalhado está sempre de acordo com o que está sendo estudado nas diversas disciplinas (há interdisciplinaridade). A escola tem campanhas de coleta seletiva, combate a Dengue e ao desperdício de água entre outros.
O aprender a fazer comenta a indissociabilidade entre o aprender a conhecer, visa a ensinar o aluno a levar seus conhecimento à prática e formar uma sociedade em constante transformação.
Nossa sociedade, com o desenvolvimento de novas tecnologias está sempre em transformação, portanto a escola precisa ir além da noção técnica para a qualidade profissional, envolve aprender sempre com flexibilidade e criatividade, aliar o conhecimento ao desenvolvimento de comportamentos sociais cada vez mais requeridos para o desempenho de qualquer função, tais como trabalhar em equipe, decidir em grupo e resolver conflitos.
...