GESTÃO DEMOCRÁTICA E ESCOLAR
Por: bioville • 1/12/2020 • Artigo • 3.775 Palavras (16 Páginas) • 141 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR
VILLE ALENCAR DE MATOS
GESTÃO DEMOCRÁTICA: OS RESULTADOS ALCANÇADOS COM A IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES PARTICIPATIVAS NO ENSINO MÉDIO DO GRUPO ESCOLAR PROFESSOR LOURENÇO FILHO, EM SANTA FILOMENA – PIAUÍ NO ANO DE 2018.
ALTO PARNAÍBA – MARANHÃO
2019
VILLE ALENCAR DE MATOS
GESTÃO DEMOCRÁTICA: OS RESULTADOS ALCANÇADOS COM A IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES PARTICIPATIVAS NO ENSINO MÉDIO DO GRUPO ESCOLAR PROFESSOR LOURENÇO FILHO, EM SANTA FILOMENA – PIAUÍ NO ANO DE 2018.
Artigo apresentado, à Universidade Estadual do Maranhão, como requisito para conclusão do curso de Pós Graduação em Gestão Educacional e Escolar.
ALTO PARNAÍBA – MA
2019
VILLE ALENCAR DE MATOS
GESTÃO DEMOCRÁTICA: OS RESULTADOS ALCANÇADOS COM A IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES PARTICIPATIVAS NO ENSINO MÉDIO DO GRUPO ESCOLAR PROFESSOR LOURENÇO FILHO, EM SANTA FILOMENA – PIAUÍ NO ANO DE 2018.
Artigo apresentado, à Banca Examinadora da Universidade Estadual do Maranhão, como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão Educacional e Escolar.
Orientador: Professor Alexandre Moura Lima Neto
Aprovada em ___/___/___
BANCA EXAMINADORA
__________________________________
Professor Orientador
_________________________________
2º Membro da Banca Examinadora
GESTÃO DEMOCRÁTICA: OS RESULTADOS ALCANÇADOS COM A IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES PARTICIPATIVAS NO ENSINO MÉDIO DO GRUPO ESCOLAR PROFESSOR LOURENÇO FILHO, EM SANTA FILOMENA – PIAUÍ NO ANO DE 2018. Ville Alencar de Matos[1]
RESUMO
A pesquisa tem como objetivo analisar um tema polêmico e bastante questionado no meio acadêmico: reprovação escolar. A retenção de um aluno é a melhor saída para efetivar o aprendizado do mesmo? A partir da identificação das situações elencadas em uma escola pública de Santa Filomena-PI, o trabalho propõe verificar a situação do Ensino Fundamental e Médio da referida instituição frente aos seus desafios e obstáculos indicados. Foi feito um comparativo entre os anos de 2017 e 2018, em três eixos principais: dados do desempenho acadêmico, taxas de abandono e transferência. Neste último ano, a escola adotou uma série de ações e pactos que atingissem reflexos positivos e os resultados indicam uma diminuição na taxa de reprovação, mapeando, pois, fatores que foram responsáveis pela melhoria e possibilitando possíveis soluções que minimizassem esses reflexos. Mostra-se, assim, a importância de um grande trabalho de gestão escolar para o sucesso do aprendizado.
Palavras-chave: Reprovação. Avaliação. Gestão Escolar.
ABSTRACT
The researchhastheobjectiveofanalyzing a controversialsubjectthatisveryquestioned in theacademicenvironment: schooldisapproval. Istheretentionof a studentthebestwaytomake it work? Fromtheidentificationofthesituationslisted in a publicschool in Santa Filomena-PI, theworkproposestoverifythesituationofElementaryandSecondaryEducationofsaidinstitution in face of its challengesandobstaclesindicated. A comparisonwasmadebetweentheyears 2017 and 2018, in threemainaxes: academic performance data, abandonmentandtransfer rates. In thislastyear, theschooladopted a series ofactionsandpactsthatachieved positive reflexes andtheresultsindicated a decrease in thereprobation rate, thusmappingfactorsthatwereresponsible for theimprovementandpossiblesolutionsthatminimizedthese reflexes. Thus, theimportanceof a greatworkofschool management for thesuccessofthelearningisshown.
Keywords:Reprobation. Evaluation. School management.
INTRODUÇÃO
A educação é, há alguns anos, apontada em debates mundiais como fator fundamental para o desenvolvimento político e econômico de um país. Acredita-se que oferecer educação de qualidade aos jovens é uma boa forma de prepará-los para atuar com cidadania (seja qual seja o conceito de cidadania que se adote) e possibilitar crescimento econômico ao país (mesmo considerando as diversas correntes da Economia). (SILVA, et.al. 2014).
Numa noção geral, pensa-se no caso de um aluno, muitas vezes por conta de uma disciplina, se ver obrigado a repetir o ano inteiro, revendo os mesmos conteúdos. Alguns consideram esta solução incômoda e ineficiente, até mesmo cara aos cofres públicos do Brasil. Mas ao mesmo tempo, “passar sem saber”, ou seja, progredir sem o mínimo aprendizado, é uma decisão arriscada e gera o caos nos índices. Assim, discutir esses embates e procurar compreender com a gestão da escola tem reduzido esse número de alunos reprovados.
Quando se discute a educação no cenário da contemporaneidade, um dos focos que tem se demonstrado emergente no âmbito da pesquisa educacional é a questão da reprovação escolar. Desde as últimas décadas, o tema tem ganhado grande notoriedade, sobretudo em função da repercussão negativa que tem sido alcançada no contexto das escolas públicas do nosso país, traduzidas em retratações de fracasso (RIBEIRO, 1991).
O interesse pela temática da reprovação escolar deu-se a partir do trabalho realizado com análise dos dados escolares, referentes ao ano de 2017, quando observa-se os altos índices de reprovação escolar, particularmente na 1ª série do Ensino Médio. Assim, procura-se apontar as causas desses índices e refletir como as soluções podem ser apontadas para a diminuição deste reflexo.
A escola estadual Grupo Escolar Professor Lourenço Filho foi escolhida como objeto desta pesquisa por apresentar significativo índice de reprovação escolar no ano de 2017, mas em compensação, a escola investe em qualidade de educação em nível elevado para a saída dos mesmos rumo ao ensino superior, mostrando também índices elevados de alunos aprovados em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O presente estudo foi desenvolvido na cidade de Santa Filomena - PI, o qual tem área territorial de 5.285 km2, localizada na microrregião do Alto Parnaíba Piauiense, mesorregião do Sudoeste piauiense. A escola, objeto de questionamento, é o Grupo Escolar Professor Lourenço Filho, situada na Avenida Leônidas Melo, Centro. Está vinculada ao governo estadual do Piauí, subordinada à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-PI), por meio da 15ª Gerência Regional de Educação, com sede no município de Corrente-PI. Ela oferece as modalidades de Ensino Fundamental (7º ao 9º ano) no turno matutino e Ensino Médio regular (1º ao 3º ano), nos três turnos. Conta com uma razoável infraestrutura e atende alunos de toda a cidade, da zona rural e também da cidade vizinha – Alto Parnaíba-MA -, contando, pois, com um público bastante heterogêneo.
...