GESTÃO ESCOLAR
Por: roduran • 1/5/2016 • Monografia • 14.120 Palavras (57 Páginas) • 320 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 05
2 ORIGEM DOS CONTOS DE FADAS 06
2.1 COMO SURGIRAM AS FADAS 07
2.2 OS CONTOS DE FADAS E SUA PERSPECTIVA HUMANA 09
2.3 A EDUCAÇÃO E A LITERATURA INFANTIL 11
2.4 OS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA 13
2.5 A CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS PARA A EDUCAÇÃO 20
2.6 OS CONTOS DE FADAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA LEITURA 23
2.7 A UTILIZAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA 35
CONCLUSÃO 39
BIBLIOGRAFIA 40
RESUMO
Esta pesquisa tem como tema a Contribuição dos Contos de Fadas no Desenvolvimento Infantil, abordando, de forma ampla, a importância que a contação de história demonstra na dimensão pedagógica e em que aspectos podem favorecer a ampliação nesse desenvolvimento. Desta forma apresenta uma abordagem qualitativa, que favorece a reflexão, a análise e interação acerca das teorias e hipóteses levantadas. O questionamento que motivou a escolha desse tema foi: como o professor pode fazer a contação de história em sala de aula contribuindo significativamente para o desenvolvimento da criança. A pesquisa bibliográfica foi a que apoiou toda a elaboração deste trabalho, no qual foram utilizadas concepções de importantes autores da literatura infantil. A partir da revisão literária, foi possível perceber que, embora a contação de história apresente-se como um rico meio para o desenvolvimento das habilidades da criança, os professores, geralmente, não tem consciência do seu valor como suporte no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-Chave: Contos de fadas. Desenvolvimento da criança; Aprendizagem infantil.
.
ABSTRACT
This research has as its theme the contribution of Fairy Tales in Child Development, addressing broadly, the importance of storytelling demonstrates the pedagogical dimension and aspects that may favor the expansion in this development. Thus presents a qualitative approach, which encourages reflection, analysis and interaction about the theories and hypotheses raised. The question that motivated the choice of this theme was how the teacher can make the storytelling in the classroom contributes significantly to the development of the child. A literature search was all that supported the preparation of this work, in which conceptions of important authors of children's literature were used. From the literature review, it was revealed that although the storytelling is presented as a rich medium for the development of the skills of the child, teachers generally unaware of its value as a support in the teaching-learning process .
Keywords: Fairy Tales. Child development; Children's learning.
1 INTRODUÇÃO
Os contos de fada são fórmulas mágicas capazes de envolver a atenção das crianças, despertando neles sentimentos e valores intuitivos. Em essência, os contos de fada podem ser vistos como pequenas obras de arte, capazes de envolver as crianças em seu enredo, de estimular a mente com seus personagens.
Permitem que as crianças se identifiquem com as dificuldades ou alegrias de seus heróis. Neste processo, cada criança representa suas próprias lições dos contos de fadas, que ouve sempre de acordo com o seu momento de vida, e retira das narrativas, ainda que inconscientemente, o que de melhor possa aproveitar para ser aplicado.
A presente pesquisa pretende fazer um estudo a respeito da importância dos contos de fadas do desenvolvimento infantil, estimular o imaginário das crianças, além de despertar o gosto pela apreciação da leitura desse tipo de texto. Tem-se a intenção neste trabalho de levar o leitor a fazer uma viagem maravilhosa pelos caminhos do imaginário, considerando e indicando a importância que esse recurso proporciona na formação da criança e na fase de aquisição da leitura e escrita.
Fundamentado em pesquisa bibliográfica, esta pesquisa procurará mostrar as origens dos contos de fadas, a repercussão na literatura infantil, suas principais lições e utilizações para o desenvolvimento infantil, pois os contos de fadas são historicamente utilizados e são de grande importância para esse desenvolvimento.
Os contos de fadas são obras literárias muito antigas que mostra a realidade de uma forma diferente. Portanto este estudo vem para contribuir de forma relevante a importância de se trabalhar os contos de fadas com as crianças em âmbito mais abrangente. Pois, as histórias trazem consigo inúmeras possibilidades de aprendizagem e interação. E Bettelheim dedicou-se aos estudos dos conteúdos implícitos nos contos de fadas e a sua importância na vida da criança que é o objeto de estudo deste trabalho. Aprofundando o lado psicológico dos contos de fadas vai contribuir para análise de muitos problemas em diferentes contextos, considerando a criança como um todo.
Deste modo o objetivo principal deste trabalho é o de estudar o papel e a influência dos contos de fadas na formação da personalidade e desenvolvimento das crianças.
2 ORIGEM DOS CONTOS DE FADAS
Desde o princípio dos tempos, a literatura infantil surge como uma forma literária menor, apenas expressando um ato de linguagem ou representação simbólica de alguns fatos, os quais, nem sempre eram reais. Pode-se dizer que a literatura infantil contém em seu abrangente conteúdo diversos tipos de textos representativos como é o caso das fábulas, a lenda, o conto maravilhoso, os contos de fadas dentre outros. Tendo a necessidade de indicar diante de tanta oferta em literatura a mais criativa e eficaz na alfabetização, a recomendada vem a ser os contos de fadas, os quais tratam de problemas humanos universais como, por exemplo, a solidão e a necessidade de enfrentar a vida por si só, mas de uma maneira simbólica.
Em sua origem, de acordo com Novaes (2003) os contos de fadas nada mais eram do que relatos de fatos da vida dos camponeses, recheados de conflitos, aventuras e pornografias sendo assim, pouco indicado a ser contado para as crianças. Esses relatos apenas serviam como entretenimento; anos mais tarde com a descoberta das fadas, que eram idealização de uma mulher perfeita, linda e poderosa, a qual era dotada com poderes sobrenaturais, vê-se a necessidade de utilizar tais estórias alienadas também à educação, já que as crianças gostavam muito desses contos e a fantasia inserida neles, estava ajudando a formar a personalidade dessas pequenas pessoas.
...