Gestão democrática
Por: Anna Luiza • 20/12/2015 • Resenha • 356 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
Síntese
É fato que a educação é um dever do Estado, e um direito jurídico assegurado para todo e qualquer cidadão. Ao assegurar esse direito, evita-se que apenas as camadas mais privilegiadas nos patamares sociais, tenham acesso à educação, uma vez que, tem-se por cultura, a tradição de incorporar apenas estas camadas a este bem.
Apenas o direito à educação, não garante a inserção do sujeito num meio muitas vezes vivenciado apenas pela elite sócio econômica, o ensino muitas vezes caracterizado pela exclusão impossibilita que o educando desenvolva um saber crítico e se situe no meio de forma diferente da alienada, e por conseguinte, não se dá conta do poder da autonomia para pensar, agir e ser que o sistema democrático deveria garantir.
A Gestão Democrática é um dos princípios norteadores, conforme a Constituição Federal, para garantir a efetivação desse direito à educação, no sentido literal, uma vez que na escola, tal Gestão garantirá a articulação de uma proposta pedagógica que assegure a qualidade do ensino para todos, ao passo que possibilita que a escola se vincule também com a comunidade, e se baseie na mesma para desenvolver seu currículo, contextualizando o ensino com o meio, tornando o conhecimento ali construído, significativo para os educandos.
Essa forma democrática de administração educacional fundamenta-se na coletividade, e ainda que existam leis que embasem a gestão descentralizada, o modelo tradicional de organização escolar no Brasil, acaba por se tornar um empecilho na implementação dessa gestão, uma vez que no modelo organizacional tradicional, o diretor tem certa vantagem em relação às decisões sobre a escola, quando comparado aos demais profissionais que compõem a comunidade escolar.
Sendo assim, é necessário que parta da própria instituição, a transformação de sua cultura na perspectiva hierárquica, para assumir um equilíbrio de poder entre todos que constituem a mesma, de forma a ressaltar que as responsabilidades deverão ser assumidas por todos, e não exclusivamente pelo diretor.
É importante ressaltar que o sucesso dos alunos está diretamente relacionado à gestão escolar, e que esse sucesso não se limita a mera aquisição de conhecimento, a educação deve viabilizar ao estudante uma reflexão do meio, para assim, assumir uma postura como cidadão.
...