TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão escolar

Por:   •  22/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AÇÃO

É o P.P.P  que ira demonstrar o que a escola idealiza, suas metas, objetivos e caminhos para atingi-lo.

O que é então o plano de ação?

É uma lista completa de todas as ações e os projetos institucionais para o ano letivo.

Com base em tudo o que foi pesquisado e foi estudado nas etapas anteriores do P.P.P, estabelece o que sera feito na pratica em beneficio dos processos de ensino e apreandizagem para atingir os objetivos pré estabelecidos.

Para seu maior sucesso deve ser pesquisado projetos que deram certo em anos anteriores na própria escola ou em outra se possível, em livros de didaticas especificas e junto a equipe tecnica da Secretaria da Educação.

Esta parte do P.P.P deve ser debatida com a equipe de gestores e professores. Assim, todos podem opinar sobre os projetos necessarios ao processo de ensino e aprendizagem, conhecer o trabalho que entrara em vigor na escola e oferecer sua contribuição   Ao final dos debates fica com os gestores a tarefa  de redigir o texto que constara no projeto politico pedagogico

 Os tópicos necessario em cada um dos projetos são:

objetivos, duração, profissionais responsaveis, parceiros encaminhamentos, etapa e avaliação.

  O individualismo no plano de ação

Levando  em conta que o plano de ação é propenso ao sucesso quando discutido e realizado coletivamente, varias dificuldades são encontradas quando isso não ocorre .

Todos devem cooperar  e participar na elaboração a fim de enriquecer o conteúdo a ser passado, não e raro ocorrer discordancias sobre sua   aplicação quando o corpo docente não opina ou enriquece o conteudo. Também em alguns casos o cordenador fica sobrecarregado no planejamento e nas reuniões docentes é responsabilizado pelo fracasso no decorrer do processo.

A individualidade é um tema a ser abordado e evitado para o bem comum(Escola, Professor e Aluno).

Não se deve fugir do que foi proposto, e não é raro ver em uma mesma escola diferenças ao ensinar  o mesmo conteudo por professores diferentes.

O professor deve ser coletivo, a individualidade respeitada, mais jamais deve se exceder, as vezes  deve se abrir mão de opiniões, ou revê-las para um bem comum.

Intervenção

A intervenção da escola na realidade do aluno deve ser feita levando em conta a sociedade em que vive, seu nivel socio-cutural e suas experiencias

   P ara que o plano de ação funcione bem, deve ouvir os pais, perceber as deficiências de determinada unidade de ensino

Exemplo de quem faz bem feito

A escola em Parque Piaui, em Teresina, revê o plano de ação de ação do PPP  desenvolve   projetos especificos houve um periodo, conta um diretor, Julinho da Silva dos Santos em que tinhamos problemas de baixa frequencia. Em reuniões de equipe, elaboramos um projeto institucional para acompanhar de forma mais eficaz a presença dos alunos, alem da tradicional chamada  feita pelos professores. Passamos a entrar  nas salas de aula todos os dias e procurar as famílias,  tambem há projetos com ações pedagogicas, como um programa de video voltado  ao aprimoramento da leitura e da oralidade, que nos ultimos anos melhorou  o desenvolvimento das turmas em língua portuguesa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com