Gestão escolar
Por: Mirella Barbosa • 12/3/2017 • Resenha • 392 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
As funções sociais da escola, a estrutura didática e a qualidade do ensino.
O primeiro ponto a ser mencionado neste artigo é a concepção do que venha ser a educação escolar para os professores e para aqueles que frequentam a escola. Dessa forma foi elaborado um projeto de pesquisa fundamentada em investigações empíricas mediante observações e entrevistas a respeito da função social da escola, da qualidade do ensino e a estrutura didática da escola. Para o autor, a escola é uma agência educativa, somado a cultura com todas as suas crenças, valores, artes, filosofia, ciências, ou seja, tudo aquilo que é produzido pelo homem e que é necessário para preparar o aluno para a vida e formando também a sua personalidade.
Apresentando os resultados da pesquisa sobre o papel da escola e como esta a prepara para a vida, alguns educadores tiveram certa dificuldade em responder, já outros foram claros e objetivos respondendo que a escola além de formar o aluno para a vida, é uma formadora das qualidades políticas e sociais deles. Passando a mensagem de que o professor exerce um papel fundamental na sociedade e que de fato exerce.
Em relação ao conceito de qualidade do ensino, percebe-se uma generalização, ficou explicito o descontentamento com o ensino oferecido pelas escolas públicas de ensino fundamental referindo-se a aquisição de conhecimentos dos conteúdos abordados na sala de aula, outros culparam os políticos pela falta de investimento. Mas o que deve ser levado em conta é que a qualidade do ensino está relacionada com as expectativas do aluno para o futuro.
Ao observar os depoimentos sobre a questão da estrutura didática, sobre ciclos, currículos, os professores dizem favoráveis aos ciclos, mas critica o sistema atual que ainda mantém as séries, de uma forma geral os professores são favoráveis à verificação do conhecimento através de provas. Só que esse método questiona a qualidade do ensino que é oferecido, pois mostra que a escola em estudo não trabalha na formação da personalidade integral do aluno.
Portanto, essa pesquisa nos mostra que a coletividade escolar é de suma importância para a organização escolar, com a participação não só dos educadores, mas também dos pais e toda a comunidade. Dessa forma, a escola tem maiores possibilidades de melhoria e de formar ótimos profissionais no futuro.
...