Gestao em educação
Por: vera12345678 • 25/6/2015 • Projeto de pesquisa • 2.514 Palavras (11 Páginas) • 185 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Fundamentos da Gestão em Educação
NOME DO ALUNO: Adriane Leandro da Penha RA: 3815682835
NOME DO ALUNO: Helena Galdino de Souza RA: 3815665602
NOME DO ALUNO: Pâmela do Nazaret Possidônio RA: 4300067726
NOME DO ALUNO: Vera Lúcia dos Santos Alves RA: 4573895366
VALPARAÍSO-GÓIAS
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
NOME DO ALUNO: Adriane Leandro da Penha RA: 3815682835
NOME DO ALUNO: Helena Galdino de Souza RA: 3815665602
NOME DO ALUNO: Pâmela do Nazaret Possidônio RA: 4300067726
NOME DO ALUNO: Vera Lúcia dos Santos Alves RA: 4573895366
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Fundamentos da Gestão em Educação, sob orientação do professor-tutor a distância Raquel Raysaro.
VALPARAÍSO-GÓIAS
2015
Sumário[pic 2]
Introdução------------------------------------------------------------------------------------------------05
Qual o papel do Gestor Educacional e escolar para a modernidade?----------------------- 06
Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública-----------------------08
Programa Nacional escola e seus projetos---------------------------------------------------------09
Projeto Político Pedagógico (PPP)-------------------------------------------------------------------10
Mapa conceitual Diretrizes do Projeto Político Pedagógico-----------------------------------12
Gestão Democrática e Gestão Participativa-------------------------------------------------------13
Considerações Finais ----------------------------------------------------------------------------------14
Referências Bibliográficas -------------------------------------------------------------------------- 15
Introdução
Neste trabalho buscamos desenvolver competências e habilidades que constam nas diretrizes e bases e demais leis voltadas educação, os aspectos políticos e legais da gestão brasileira.
Veremos o processo de formação de gestores educacionais ao longo da história da educação e processo de gestão escolar.
O cotidiano da escola, e sua organização e as relações que se modificam com a Gestão, o papel do gestor educacional na modernidade.
Buscamos conhecer os objetivos do programa Nacional Básica Pública, além dos projetos e cursos envolvidos nesse programa que visam à melhoria da gestão.
A elaboração do mapa conceitual do Projeto Político Pedagógico (PPP), parte do plano escolar ou Plano Político Pedagógico de Gestão Escolar.
Qual o papel do Gestor Educacional e escolar para a Modernidade?
A educação pública passa por grandes transformações, com os avanços tecnológicos onde toda a equipe gestora e pedagógica precisa de acompanhamentos dos mesmos, para que assim possa se adaptar ao ambiente Com isso papel do gestor,em seu ambiente de trabalho que é proporcionar aos companheiros um lugar harmonioso sabendo articular as suas funções que são poucas.
Há várias responsabilidades que o gestor tem no ambiente escolar, estará sendo relatadas as mudanças históricas; o papel do gestor, a sua articulação junto à família, o seu desempenho, e como executa a democracia dentro do ambiente escolar. A participação da equipe numa totalidade dentro do ambiente escolar não só um pouco, o comprometimento com a educação, tentando sempre entender a complexidade encontrada. A contribuição é essencial, pois só ajuda não adianta nada um depende do outro para que o trabalho se torne eficaz. Isto será abordado dentro do trabalho mostrando quanto e necessário um gestor dentro do ambiente escolar para ajudar a equipe a se direcionar a um mesmo objetivo.
Na atualidade pressupõem que compreendamos o currículo na relação entre escola, cultura e sociedade de forma a se valorizar os saberes plurais que se entrecruzam nas diversas práticas cotidianas dos sujeitos educativos.
Nessa perspectiva, a compreensão sobre currículo que desenvolvemos nos estudos já referidos e desde uma perspectiva dada pela teorização crítica, que evidenciou as relações que evidenciou de poder na seleção dos conhecimentos escolares, no sentido de um currículo como uma realidade sempre provisória e híbrida, que se materializa na realidade escolar como práxis e prática pedagógica. Como práxis, significa que muitos tipos de ações intervêm em sua configuração, ou seja, que o processo de construção do currículo ocorre dentro de certas condições concretas.
E se tratando dos professores, o saber deles é um saber que está relacionado com a sua identidade, sua experiência de vida, com a sua história profissional, com as suas relações com os alunos em sala de aula e com os outros atores escolares na escola.
Partindo da expectativa teórica dos trabalhos desenvolvidos na atualidade, em âmbito nacional e internacional, que o saber é sempre o saber de alguém, que trabalha com algum objetivo.
Portanto entender os saberes docentes,expressos no processo de construção do saber escolar, requer prestar atenção as práticas político- curriculares que se expressam em seu desenvolvimento, porque se intercruzam muitos tipos de saberes e de práticas, configuradas ações que são de ordem política administrativa de supervisão,produção de meios , e criação, intelectual de avaliação, enquanto subsistemas, em partes, autônomos e interdependentes que geram forças diversas que incidem na ação pedagógica. E significa pensar que os saberes e a prática pedagógica docente podem ser entendidos separadamente das condições em que se desenvolvem.
...