Gestão de Sistemas Educacionais I
Por: jdlira • 19/5/2017 • Resenha • 369 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF
Disciplina: Gestão de Sistemas Educacionais I
Professora: Icléa
Alunas: Bruna Schavetock
Juliane da Silva Lira
Gestão de Sistemas Educacionais I
Gestão democrática da educação: as práticas administrativas compartilhadas.
→ Proposta do Autor:
João Baptista Bastos usa as análises de Antônio Gramsci, Ginsburg e a obra de Educação na Cidade de Paulo Freire para fortalecer sua pesquisa e nos fazer compreender sobre a gestão democrática, o movimento de democratização da administração da educação e as práticas administrativas compartilhadas. Cita também sobre a importância da gestão democrática para a sociedade, e o efeito que a democracia gera nessa sociedade e principalmente nas instituições, como a liberdade de expressão, a organização coletiva na escola, manutenção dos equipamentos escolares entre outros. Seu foco é problematizar a ‘’escola’’ e mostrar que o único caminho para reconstruir a escola pública de qualidade é a democracia.
→ Destacar um paragrafo e justificar:
‘’ É fundamental democratizar o debate, de tal forma que todos nas escolas públicas possam ser sujeitos dele. A gestão democrática somente será um modelo hegemônico de administração da educação, quando, no cotidiano da escola, dirigentes e dirigidos participarem desse debate tanto nas reuniões administrativas e pedagógica quanto nas aulas’’. (Gestão democrática, pág. 14)
Ou seja, os debates que tratam sobre a escola devem ir além dela, para que as questões sejam resolvidas com melhor êxito, e que surjam propostas de melhorias eficazes beneficiando os alunos, os pais, a diretora, a professora e todos os outros funcionários que fazem parte da escola. É importante esses debates ocorrerem com frequência, pois a todo o momento um novo ‘’obstáculo’’ surge e é necessário remover esse ‘’obstáculo’’ não apenas pula-lo. Muitos pais possuem a sensação que não podem adentrar a escola quando quiserem que não possuem o direito exigir, opinar, avaliar, reclamar e a escola tem que mostrar que sim eles podem fazer tudo isso e devem, porém muitas não fazem, muitas acham desnecessário ou que possa dar muito trabalho fazer essa organização. Enfim a gestão democrática é a melhor solução, é a melhor alternativa para uma escola pública se torna nota 10 no quesito educação.
...