Gestão democrática
Por: fefa1975 • 13/11/2015 • Artigo • 6.065 Palavras (25 Páginas) • 179 Visualizações
INEQ
Diego
O funcionamento da gestão democrática
São Paulo
2015
INEQ
Diego
O funcionamento da gestão democrática
[pic 1]
São Paulo[pic 2]
2015
O funcionamento da gestão democrática
Diego
Aprovada em ____/____/____
Banca Examinadora
______________________________
________________, Prof.Orientador
AGRADECIMENTOS
Aos
Familiares, por se preocuparem sempre comigo neste momento de novos desafios.
Colegas do curso, pelo apoio, pelas conversas, pelos trabalhos e, principalmente, pela amizade que construímos ao longo do curso.
Professor Orientador que fez minha orientação. Sua contribuição foi importantíssima para o fechamento do desafio.
Vou procurá-la a vida inteira no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a
encontro, não desanimo, procuro sempre.
Procuro sempre, e a minha procura
ficará sendo a minha palavra.
(Carlos Drummond de Andrade)
RESUMO
A gestão democrática da educação formal está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e à organização de ações que desencadeiem a participação social: na formulação de políticas educacionais; no planejamento; na tomada de decisões; na definição do uso de recursos e necessidades de investimento; na execução das deliberações coletivas; nos momentos de avaliação da escola e da política educacional. É notória a introdução de processos que respeitam a especificidade da educação enquanto política social, buscando a transformação da sociedade e da escola, através da participação e construção da autonomia e da cidadania.
Palavras- chave: Gestão Democrática. Mecanismos. Autonomia. Cidadania.
ABSTRACT
The democratic management of formal education is associated with the establishment of legal and institutional mechanisms and the organization of actions that trigger social participation: the formulation of educational policies; planning; in decision making; the definition of resource use and investment needs; in implementation of collective deliberations; in times of school evaluation and educational policy.These findings emphasize the introduction of processes that respect the specificity of education as social policy, seeking to transform society and school, through participation and building autonomy and citizenship.
Keywords: Democratic Management. Mechanisms. Autonomy. Citizenship.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 10
1- ESTRUTURA PEDAGÓGICA X QUALIDADE DE ENSINO 12
2- PROJETO PEDAGÓGICO 15
3- ASPECTO GERENCIAL ESCOLAR 21
4- AMPARO LEGAL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA 25
CONSIDERAÇÕES FINAIS 26
Referências 28
ANEXO 1- Gestão democrática 29
INTRODUÇÃO
. É necessária uma reflexão acerca da gestão democrática aliada a organização política- social brasileira. (SANTOS, 2006)
Percebe- se a urgência de urna mudança de consciência na visão de uma estrutura escolar e seu lado social para se perpetuar a democracia escolar.
Um dos primeiros problemas é a superação da hierarquia fechada no
Sistema escolar. O poder no ambiente escolar baseia- se na relação líder e subordinado, gerando desigualdade e autoritarismo que atrapalham a visão de emancipação da escola. (PARO, 2008) Independente da hierarquia a serem seguidos numa escola todos os educadores deve ter uma nova visão para garantir qualidade no ensino e formação da cidadania: a participação a responsabilidade e o comprometimento.
É importante que a escola busque a união entre a família, o gestor, a comunidade os professores, os alunos e os funcionários para que todos se sintam responsáveis em transformar a educação. Se realmente deseja- se formar alunos que no futuro sejam indivíduos autônomos criativos e participativos precisa-se que hoje se trabalhe a autonomia do professor, Ievando- o a estabelecer relações democráticas em saIa de aula, excluindo o autoritarismo com seus alunos, pois só se podem ajudar as crianças a tornarem-se autônomos e com caráter democrático, por intermédio das atitudes e posturas das pessoas com quais elas convivem.
Sobretudo, a foco deste trabalho é mostrar temas críticos e associados à Gestão Escolar, apresentar instrumentos para que os educadores fortaleçam suas a melhoria da gestão administrativa, financeira e pedagógica nas escolas, a qualidade do processo ensino- aprendizagem e gere impacto na qualidade de vida das comunidades. (SANTOS, 2006)
Pensando nestes temas, o conteúdo foi desenvolvido dentro de uma pesquisa bibliográfica diretamente relacionada ao assunto de gestão escolar. Para isso foi necessária a análise e a reflexão durante seu andamento. No primeiro, examina-se a gestão qualitativa, democracia escolar, a importância do processo educacional e a LDB. O currículo, a participação coletiva, os colegiados, a conceito de democracia e o Projeto Pedagógico Escolar fazem parte do segundo capitulo. No terceiro capitulo, procuram- se entender o funcionamento da administração escolar, as características de uma boa gestão escolar democrática, as necessidades dos educadores e a liderança servidora. Analisa- se no quarto capítulo, a participação coletiva, o autoritarismo a autonomia escolar e a amparo legal da gestão democrática.
...