TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão em educação

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

  Qual o papel do gestor educacional e escolar

para a modernidade?

  A finalidade da instituição escolar é contemplar a aprendizagem escolar, auxiliar e favorecer a formação do cidadão, ampliar e enriquecer valores e atitudes dos indivíduos, procurando torná-los cidadãos participativos, críticos, reflexivos e atuantes na sociedade no qual estão inseridos.
 A busca constante de uma educação de qualidade faz com que as instituições procurem uma gestão qualitativa dentro do ambiente escolar, e que a mesma seja baseada principalmente no modo de agir, pensar e administrar do gestor. Compreendemos que um gestor acima de tudo é um incentivador, mediante a realização de ações a serem executadas acerca do trabalho coletivo, com base em metas traçadas pela equipe institucional. Convém ressaltar que é primordial priorizar a concretização destas ações, para que se haja objetivos alcançados, para isto, se faz necessário o diretor se mobilizar junto aos professores e demais funcionários, mas também buscar apoio e a colaboração de todos que compõe a escola, inclusive a família e a comunidade no geral. Podendo dessa forma, ter a possibilidade de obterem resultados significativos e positivos diante das atividades educacionais.

   A escola coloca os alunos como atores centrais do processo educacional, os educadores participam facilitando as atividades de acordo com os interesses dos estudantes, nas salas de aula, os jovens e os professores envolvem-se no planejamento cooperativo, chegando a decisões que respondem às preocupações, aspirações e interesses de ambas as partes. Esse tipo de planejamento democrático, tanto no âmbito da escola quanto da sala de aula, não é unânime para chegar a decisões predeterminadas que muitas vezes tem criado ilusão de democracia, mas uma tentativa de respeitar o direito das pessoas participarem na tomada de decisões que afetam sua vida. Vemos nas escolas, de hoje, marcas de uma implantação na qual é veiculado o discurso de igualdade para todos, oriundos das ideias iluministas, de forma que a bandeira de acesso à escola e ao conhecimento ainda reluz. Porém, estes ideais omitiram a coerência entre discurso e as particularidades, como assinala Libâneo (1997: p.157) “... a ideologia burguesa nunca foi capaz de conciliar o particular com o universal, o local e o global, a diferença e a identidade”. Já que a particularidade ou necessidade de um aluno pode estar vinculada a uma situação entre infinitas situações, o que reforça a ideia de que nem todas as necessidades de um aluno são especiais, porém, todo aluno é especial e uno. Conduzir uma classe heterogênea é tarefa delicada sendo necessária uma estrutura apropriada e profissionais capacitados que reconheçam as limitações dos alunos, garantindo a qualidade do seu aprendizado.

  Diante da modernidade o gestor tem um papel significativo, o mesmo deve investir na mudança de atitudes dos profissionais que por ele é comandado. O gestor educacional é responsável pelos assuntos pertinentes ao setor pedagógico (professores, pais e alunos), o gestor escolar está relacionado a área financeira e a incentivar a perfeição, estimulando todos a enfrentar desafios, incentivando , ampliando, enriquecendo seus conhecimentos.
O foco principal do gestor é de dar suporte, incentivar, mediar, articular, procurando ser transparente e basear sua administração sempre focado no respeito e humanismo, favorecendo o diálogo entre todos os envolvidos dentro do ambiente no qual está inserido, sua gestão deve sempre estar clara e objetiva, deixando claros seus pensamentos administrativo. Os dois juntos diretor e gestor fazem parte da gestão escolar. Diante disto os gestores escolares devem ter em mente que devem ter uma postura participativa dos assuntos da escola com a comunidade, respeitando os direitos dos cidadãos. Deve-se entender também que a gestão não se deve delimitar-se apenas a sua função, mas deverá ser responsável por mudanças que sejam velozes e eficazes, pois é necessário entender que a escola está acompanhando jovens e crianças que constantemente trazem informações novas e precisam se atualizar para que acompanhe a modernidade e a comunidade escolar. Para que isso aconteça é necessário acompanhar a tecnologia usada atualmente com instrumentos avançados para que possamos “falar a mesma língua do aluno”. O gestor precisa disponibilizar recursos para que os professores possam levar a sala de aula aparelhos avançados e especializados para que envolva os alunos e apoie os professores ao realizar seu trabalho com maior êxito. Isto porque, como afirma Enguita (2006, p. 96), “o importante já não é somente o mestre ou o professor, mas também, e cada vez mais, a organização da qual faz parte”, sendo assim não é possível boa educação sem uma ótima organização escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com