TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão escolar

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 6

Conclusão critica :

Dentro do que foi aqui estudado entende-se que a gestão é necessária dentro do campo da organização do ambiente escolar, pois aponta questões concretas da escola e de sua administração gerando assim uma orientação para os resultados a serem obtidos, levando-se a ter uma liderança marcante, coesão para com seus funcionários no que diz respeito aos objetivos a serem alcançados dentro da escola visando à qualidade de ensino dentro das instituições.

Cria-se a autonomia nos campos administrativos, financeiro e pedagógico assegurando a escolha de dirigentes utilizando estratégias consideradas essenciais para o fortalecimento da gestão escolar.      

Gestão participativa e gestão democrática são termos que, embora não se restrinjam ao campo educacional, fazem parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade social e democrática.                                                                                    

Portanto pode se concluir que não cabe somente critica a política, ao que se refere o caráter ético político cabe a todos realizarem as mudanças dentro da gestão, levando idéias e ações para as escolas.


               Gestão Democrática :

 O conceito de gestão escolar foi criado para superar um possível enforque limitado do termo administração escolar. Foi constituído á partir dos movimentos de aberturas políticas do país, que começaram a promover novos conceitos e valores, associada sobre tudo á idéia de autonomia escolar, á participação da sociedade e da comunidade, á criação de escolas comunitárias, cooperativas e associativas, o objetivo é promover a organização a mobilização e a articulação de todas as condições materiais necessários para garantir o avanço dos processos sócio educacionais dos estabelecimentos de ensino, orientados para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos.

Assim, entendemos que a democratização começa no interior da escola, por meio da criação de espaços nos quais professores, funcionários, alunos, pais de alunos etc.. Possam discutir criticamente o cotidiano escolar. Nesse sentido, a função da escola é forma indivíduos críticos criativos e participativos, com condições de participar criticamente do mundo do trabalho e de lutar pela democratização em nosso país.

Quando a escola, cumpri o seu papel na efetivação da gestão democrática, não só precisam criar um espaço que possibilitem, discussões de novos projetos educativos, por todos os segmentos da comunidade escolar, é que esses espaços favoreçam a todos.

Nesse sentido, a gestão democrática da educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais; requer mudanças de paradigmas que fundamentem a construção de uma proposta educacional e o desenvolvimento de uma gestão diferente da que hoje é vivenciada. Ela precisa estar para além dos padrões vigentes, comumente desenvolvidos pelas organizações burocráticas.

A gestão democrática nas escolas públicas de educação básica e que essas normas devem, primeiro, esta de acordo com as peculiaridades de cada sistema e, segundo, garantir a “participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola”, alem da participação das comunidades.

As escolas e o sistema de ensino precisam criar mecanismos para garantir a participação da comunidade escolar no processo e gestão dessas instâncias educativas.

 

Gestão escolar :

A gestão veio ser criada para contribuir com a melhora da qualidade de ensino dentro das instituições de ensino a partir da insatisfação e denúncias implícitas da sociedade. Com isso temos que construir uma novo lógica de gestão  que conte com a participação da sociedade,e que os mesmo cobre um ensino de qualidade.

A gestão escolar aponta questões concretas da escola e da sua administração, baseadas no que se convencionou chamar de escola eficaz. Estas possuem características como orientação para  resultados, que esperamos  de uma boa gestão escolar,  com uma boa liderança marcante, consenso e coesão entre funcionários a respeito dos objetivos da escola, ênfase  na qualidade do currículo e com isto elevando o grau de envolvimento dos pais.

O termo gestão relaciona-se com administração, ou seja, administrar uma organização conduzindo-a para a concretização de objetivos. Segundo Maximiano administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e que são as mais necessárias. Ainda de acordo com Maximiano, o planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle são considerados decisões e funções, sem as quais o ato de administrar estaria incompleto. A administração é uma das formas de gestão, pois define metas e quais recursos serão necessários para alcançá-las envolvendo e organizando os colaboradores para o alcance destas metas, além de a realização das atividades corrigindo-as quando necessário. Conforme Draft (2010), administração é o atingi mento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais. Gestão é o ato de gerir, ou seja, realizar ações que conduzam à realização dos objetivos e metas propostas,e que as mesma possa ser alcança,de forma clara eobjetiava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (426.2 Kb)   docx (649.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com