Gestão escolar professora Margareth
Por: Sandra Oliveira • 17/3/2016 • Resenha • 265 Palavras (2 Páginas) • 559 Visualizações
Gestão escolar
A professora Margarete tem uma atitude possessiva e autônoma, não trabalha em equipe, onde outras escolas possuem uma equipe gestora, ela, porém fica com toda sobrecarga de tarefas.
Seu trabalho é baseado nos métodos antigos, hierárquicos, burocratizados e centralizados. A gestora necessita de algumas habilidades e competências e do autoconhecimento. Ela deverá ser técnica, humana, conceitual e política, assim, ira resolver e organizar seu tempo de forma correta e se ela trabalhar com a equipe gestora, fazendo planejamento e delegando funções a cada um, esse trabalho será muito mais satisfatório e menos sobrecarregado.
Margarete revela seu estilo tradicional e centralizador ao administrar a escola. A sua excessiva carga de afazeres deve à centralização demasiada de impor os problemas que acabam absorvidos por ela e há uma expectativa de toda a escola de ser ela a única responsável pela resolução dos problemas.
A Interação com os problemas é de forma centralizadora, isso faz com que D. Margarete faça tudo sozinha, dando a falsa superação dos problemas e ocupar o lugar de outra pessoa tornando um trabalho insatisfatório para ela como gestora e para a escola.
Sim, é na atividade coletiva que um conhecimento abrangente e verdadeiro da escola é construído. É através da coletividade que os saberes se misturam, onde cria possibilidade de um conhecimento comum a todos. Com a participação do grupo é que o respeito e a democracia se torna presente numa interação que compete ao espaço escolar.
...