HISTORIA DA EDUCAÇÃO Revisitando a História da Educação e Projetando Perspectivas Futuras
Por: MARIANARAMPI • 7/10/2019 • Trabalho acadêmico • 863 Palavras (4 Páginas) • 1.236 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO: Pedagogia DISCIPLINA: História da Educação PROFESSOR (A) TUTOR (A): Viviane da Costa Lopes TÍTULO DO TRABALHO: Revisitando a História da Educação e projetando perspectivas futuras.
ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: Mariana Rampinelli da Conceição
|
[pic 1]
Revisitando a História da Educação e projetando perspectivas futuras.
Essas atividades procuram fazer uma reflexão sobre a educação e o processo no decorre do tempo, com esse novo processo educacional, vemos como toda essa trajetória tem trazido à educação uma grande mudança, e acreditamos que através desse novo método possa se fazer uma grande diferença, pois procuramos fugir totalmente daquele sistema educacional tradicional, onde o aluno aprende apenas a decora, mas visando interagir o professor ou educador como aluno fazendo do ambiente agradável.
Se compararmos o sistema educação de antigamente vemos em todo processo aquele sistema totalmente tradicional, onde no processo fazia com que os alunos apenas decorassem ,estudava apenas para tira notas, ou por que o conteúdo ia cair no vestibular ou nas provas. Na minha época em que estudei no ensino fundamental e médio tínhamos aulas na qual o professor dava o conteúdo, não tinha aquele interesse de envolver o aluno a aprende, e sim fazia com que decorasse por que ia cair na prova, é vemos como todo esse processo mudou bastante. Hoje em dia temos bastantes educadores totalmente diferentes, que leva o processo educacional para fora das escolas. Embora hoje existam ainda muitos educadores tradicionais, acredito que no processo de educação as mudanças no de correr do tempo possa trazer uma educação de qualidade. Creio que haverá muitas melhorias na qualidade na eficiência da educação, e sei que é um grande desafio para cada um de nos e que vamos aos poucos melhorando nosso desempenho a cada dia ,vejo uma educação para o futuro onde professor e o alunos aprende um com o outro, e que com os avanços tecnológicos possa ajudar ainda mais para que possamos usar o melhor método para fazer da educação um sistema de amor e afetividade entre o aluno e os professor. Entre todo esse processo na qual eu passei do ensino fundamenta, médio, até hoje, estar cursando na faculdade, vejo como o processo educacional mudou muito no decorre do tempo e como essa mudança tem ajudado bastante fazendo com que nos aprendemos de uma forma bem diferente e participativa.
Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
Na era republicana, o Brasil mantinha suas bases administrativas voltadas para teoria geral da administraçao foi nesse periodo que as reformas aconteceram com mais força nos estados e tambem na educação. Junto deste movimento os refomista da educação Anisio Texeira, Lourenço filho Fernado de Azevedo, entre outros. Instituiram o manifesto Pioneiros da Educação nova.
Em 1931 acontecia um movimento católico que externava seus conflitos com os escolanovistas pelo ensino religioso, retratava esse período com equilíbrio entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova datados de 1931 a 1947.Nesse contexto tornou-se base politica e de mordenidade que aliceciaria a educação e a sociedade brasileira ate a atualidade. E curisoso vislubrar como, ja naquele momento se pensava na organização de um sistema educacional adequado á estrutura moderna que se constituía naquela época no país. Para a escola novistas era preciso mudar naquele tempo, ou os fracassos se propagariam posteriormente. Medidas imediatistas e à curto prazo não fariam mais sentido, era necessário pensar adiante. A investigação científica, método muito discutido no Manifesto, eclode como raiz do movimento industrial. Para os pioneiros este método modificaria e renovaria os olhares dos educadores e impulsionaria a evolução necessária à administração dos serviços escolares. Com a proposta de renovar a escola tradicional, objetivava-se a aplicação da verdadeira função social da escola, pautadas na democracia e na hierarchia das capacidades. O documento enaltece o exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no que se refere à educação, dentre eles podemos destacar: a educação pública, a escola única, a laicidade, gratuidade e obrigatoriedade da educação. De acordo com os pioneiros, o domínio da evolução social permitiria um avanço no poder de organização, ou seja, resolveria o estado em que a educação se encontrava e tornaria o educador mais consciente das capacidades administrativas que deveria desempenhar. Os métodos e técnicas científicas serviriam de base para avaliar a situação e os resultados após sua aplicação. Surgia uma nova política educacional, pautada na formação do profissional da educação e nas influências industriais vigentes na época, como a esperança de mudança no sistema educacional e o emprego efetivo do pensamento científico nas ações da escola. Ao lermos o texto oficial da atual LDB encontramos muitos pontos comuns tão discutidos pelos Pioneiros, destacamos aqui somente dois: escola obrigatória e gratuita para todos a partir dos seis anos de idade e a criação do FUNDEF para garantir os recursos necessários para descentralização do Ensino. Muito já se avançou, mas muito há que se fazer, ainda, para se estabelecer uma verdadeira escola democrática.
...