HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ
Por: neusi • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 7.720 Palavras (31 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ – 6
ALUNAS: NEUSI APARECIDA ALVES
VANDERLEIA DA ROZA
FRANCIELE FAILA.
UNIDADE 1
DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Cite e explique pelo menos cinco fatores que contribuíram para que Portugal fosse o grande pioneiro na expansão marítima, a partir do século XIII.
- Portugal foi unificado como reino independente, concentrou-se em expulsar os árabes e expandiu-se pelos mares;
- O rei, apoiado pela burguesia mercantil enriquecida, impulsionou a expansão;
- No início do século XV, Portugal tornou-se centro de estudos de navegação. O mais importante centro de estudos náuticos ficava em Sagres e se beneficiou com a localização de Lisboa, escala dos navios que vinham do Mediterrâneo e iam para o norte europeu.
- Para se lançar às grandes navegações, os portugueses precisavam de boas embarcações como a caravela, leve e veloz, própria para aproximações em terra firme. Precisavam desenvolver a cartografia, mapas mais detalhados, cartas náuticas mais precisas e instrumentos de navegação mais desenvolvidos, como a bússola. Precisavam de armas mais poderosas: o uso da pólvora lhes deu as armas de fogo com as quais seriam capazes de enfrentar os perigos do desconhecido.
- Portugal tem uma posição geográfica favorável, situa-se a beira do oceano Atlântico, a meio caminho entre o norte da Europa e as cidades italianas do sul.
- Explique a afirmação de que “os portugueses tinham uma relação antiga com o mar”.
Entre os povos europeus, os portugueses tinham uma relação antiga com o mar, desde o século XIII. A base econômica era fruto da pesca e da extração do sal. Pequenas cidades surgiram no litoral português, desenvolvendo um intenso comércio, fazendo crescer um ativo grupo de comerciantes.
- Pesquise, em outras fontes, e disserte sobre o período pré-colonial (1500-1530).
É chamado de pré-colonial o período da história do Brasil entre os anos de 1500 a 1530. Este nome é devido ao fato de que nestes 30 anos não houve colonização portuguesa no Brasil. Da chegada dos portugueses ao Brasil (1500) até a vinda da primeira expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza (1531), o Brasil recebeu expedições portuguesas voltadas para a exploração do pau-brasil, defesa e reconhecimento territorial.
Principais características do Brasil Pré-Colonial:
- Neste período o Brasil era habitado por diversas nações indígenas. Pesquisadores calculam que havia de 3 a 4 milhões de indígenas no Brasil em 1500.
- Os portugueses enviaram, neste período ao Brasil, expedições guarda-costas e de reconhecimento territorial.
- As expedições de reconhecimento tinham como objetivo principal encontrar metais preciosos, principalmente ouro.
- Não houve interesse por parte da coroa portuguesa, nestes 30 anos, de colonizar o Brasil.
- Os portugueses construíram, neste período, diversas feitorias no litoral. Estas tinham como função armazenar madeira (pau-brasil), facilitando o transporte para as caravelas.
- Os portugueses usaram mão-de-obra indígena na exploração do pau-brasil. Em troca de espelhos, chocalhos, facas e outras bugigangas, os índios eram convencidos a trabalharem no corte e carregamento do pau-brasil para os navios. Esta troca de trabalho por objetos é conhecida como escambo.
- A exploração do pau-brasil, principal atividade econômica desta época, era monopólio da coroa portuguesa. Esta podia conceder a exploração à particulares em troca do pagamento de 1/5 da madeira extraída.
- Nestes 30 anos de exploração do pau-brasil, houve devastação de grande parte da vegetação litorânea nativa. O pau-brasil foi praticamente eliminado das matas entre o litoral do Rio de Janeiro até o do Rio Grande do Norte.
- Neste período houve contrabando de pau-brasil praticado por europeus, principalmente franceses. A coroa portuguesa precisou enviar ao Brasil expedições de caráter militar para proteger a costa brasileira. Cristóvão Jacques comandou uma das principais expedições deste tipo, entre os anos de 1516 a 1526.
O fim do período Pré-Colonial
Em 1530, o rei de Portugal D. João III resolveu dar início a colonização do Brasil, fixando pessoas no território colonial. A diminuição dos lucros com a exploração do pau-brasil e as constantes presenças de estrangeiros no litoral brasileiro preocupou o monarca português.
A primeira expedição colonizadora, chefiada por Martin Afonso de Souza, partiu de Portugal em dezembro de 1500 e chegou ao Brasil no começo de 1531. Com cerca de 400 homens, a expedição tinha como objetivo principal dar início a colonização do Brasil. Martin Afonso de Souza distribuiu lotes de terras (sesmarias) e deu início ao plantio da cana-de-açúcar ao criar o primeiro engenho.
www.historiadobrasil.net/brasil_colonial/pre_colonial.htm
- Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Como se deu o encontro dessas duas culturas?
Ao chegarem aqui os estrangeiros ficaram encantados com a abundância encontrados nas terras brasileiras. Chegaram a compara-la com um paraíso. Ao encontrarem os índios ficou evidente para eles a grande diferença existente. De imediato o rei não recebeu boas notícias, pois foi dito a ele que se tratava de um povo de grande ingenuidade. Até então as riquezas dessa terra não tinham sido descobertas.
- Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil. O que tinham de semelhante? E no que diferenciavam?
Para defender o ouro do Brasil, das mãos dos portugueses que estavam passando por uma grave crise, a elite mineira passou a defender uma ideia de liberdade. Dentre os planos estavam, a proclamação da republica, a criação de uma universidade em Villa Rica, entre outras ideias bem relevantes para época. Um dos cabeças desse plano era Tiradentes. Que logo foi morto a mando do governo, que surpreendeu a todos com tal decisão. Tiradentes foi o único a ser morto. Sua morte foi marcada pela violência e pela exposição, já que foi executado em praça publica.
...