Historia da Educação: Froebel
Por: Jessica Alvares • 14/3/2016 • Trabalho acadêmico • 589 Palavras (3 Páginas) • 390 Visualizações
- Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.
Tanto para Froebel quanto para o artigo, a criança ira através das brincadeiras desenvolver o sensório-motor, ira estimular a imaginação, inventando métodos para aperfeiçoar as brincadeiras.
Para ambos a brincadeira auxilia na constituição do sujeito criança. Pois é brincando que a criança assimila a realidade e a recriam.
Froebel dizia que era importante o brinquedo na pré-escola, e, no artigo podemos ver e entender o porquê.
O brincar representa práticas educativas, no qual a criança inicia sua formação e de seu processo de imaginação e criação.
É pelo ato de brincar que se dá a construção da identidade infantil autônoma, critica e criativa.
- Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.
Sim, existem diferenças.
A educação Positivista baseia-se somente aos fatos reais, que podem ser comprovados através da ciência. Não aceitando dúvidas.
A educação Socialista surgiu principalmente a grande mudança social da época. Está mais voltada para as questões sócias e políticas.
A educação não está somente interessada na formação do homem, ela tem uma função social.
O conhecimento passado para o aluno poderá ser aplicado às experiências de vida.
- Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?
Dewey usou da educação como forma de proporcionar uma forma democrática de ensino, onde não houvesse diferenças socais.
Utilizando uma metodologia livre, baseada na experiência e interesses do indivíduo (vida-experiência-aprendizagem).
Dewey pensava na necessidade da sociedade indo contra o que até então feito. A escola tradicional (memorização e predominância do intelectualismo).
Até então a escola formava “modelos” de acordo com a política da época, e eram orientados para um certo tipo de ação futura.
Para Dewey a escola é a vida, por isso o educador deveria descobrir os reais interesses da criança e basear a educação nesses interesses.
- A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o vídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência”.
O construtivismo diz que homem é um ser histórico-social. Onde ele muda, e, é mudado pela sociedade.
Dentro da educação Piaget propôs que fosse ensinado em estágios, cada estágio representa o desenvolvimento mental da criança.
Podemos entender no artigo que o desenvolvimento cognitivo está ligado ao desenvolvimento orgânico. Pois para uma criança seguir para o próximo estágio o corpo “orgânico” precisa estar preparado para tal.
...