TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Educação

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  1.448 Visualizações

Página 1 de 3

Prezadas acadêmicas e prezados acadêmicos,

Esse é o primeiro bloco de atividades, denominada de atividade 3 – (Enviar no portfólio 3  a partir  do16/10  até o dia  31/10/2016)) . Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos.

Leia com atenção as aulas 06 e 07, para responder os seguintes questionamentos:

a)        Faça uma leitura da aula 6 e descreva como era a organização escolar, a quem estava vinculada e qual a camada  social tinha acesso a instrução escolar?

A organização escolar no Brasil Colônia está estreitamente vinculada à política colonizadora dos portugueses e em decorrência do estágio primitivo em que se encontravam as populações que aqui vivam-nas etnias indígenas, a educação não tinha o objetivo de escolarização.A participação direta da criança nas diferentes atividades tribais era quase que suficiente para a formação necessária quando atingisse a vida adulta.

A educação escolarizada só podia ser conveniente e interessar a camada dirigente, pequena nobreza e seus descendentes, que segundo o modelo de colonização adotado, deveria servir de articulação entre os interesses metropolitanos e as atividades coloniais.

b)        A organização escolar colonial teve 3 fases: Jesuítica, pombalina e joanina. Fale sobre a essência de cada uma.

Jesuítica:
Quando os portugueses aqui chegaram, em 1500,observaram que a educação indígena era baseada na transferência da experiência dos pais aos filhos de forma direta, em um tipo de educação que fomentava a prática, os indiozinhos aprendiam na convivência diária da aldeia e o pajé era responsável pelos valores culturais. Sentindo a “necessidade” de civilizar os nativos, os jesuítas iniciaram o processo de catequese com o objetivo de transmitir a cultura européia ao mesmo tempo em que convertiam os “infiéis” a fé católica. 
Neste período não havia escolas ou espaços específicos destinados a educação que era ministrada nas aldeias indígenas através de teatro e atividades lúdicas visando principalmente o ensino básico como o português, o espanhol e as operações matemáticas básicas, além do ensino de alguns ofícios. O fato de os indígenas terem uma atividade nômade muitas vezes atrapalhava, pois os indiozinhos frequentemente, se refugiavam na floresta.
Mais tarde esta educação foi estendida aos filhos dos portugueses e a elite, surge o primeiro colégio na Bahia em 1564, com o objetivo de formar para a vida em sociedade.
A educação não era fácil para os alunos, bem como para os educadores que tinham que copiar as lições a mão para cada aluno. O método era baseado na repetição, memorização e provas periódicas e havia poucos professores.

Pombalina:

Surge o ensino público, financiado pelo estado, porém não em todas as províncias; e não tinha professores qualificados, a situação da educação era católica; simplificação e abreviação dos estudos, após a reforma pombalina, continuou reduzida a segundo plano pelas classes dirigentes, e foi esse modo que chegou á independência destituído de qualquer forma organizada de educação escolar.

Joanina:

Criação do ensino superior no Brasil: Ensino divido em 3 faixas:Ensino primário, leitura e escrita e ensino secundário, aulas régias e ensino superior. Em suma, a história da educação esteve durante o período colonial. Os serviços de interesses alheios ao sentido real da instrução, ou seja, o da formação integral do individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com