Historia da educação
Por: maria aparecida justino • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.546 Palavras (19 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
Maria Aparecida Justino da Silva
RA : 005943
MÓDULO:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 130h
[pic 4][pic 5][pic 3]
O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Escreva sobre a importância da cultura grega para a educação, no período da Antiguidade Clássica, assinalando a contribuição da filosofia.
R: A cultura grega para a educação no período da antiguidade clássica, da ênfase a educação física, sem dispensar igual valor na formação moral e estética. Ela também estava centrada na formação integral do corpo e do espírito, embora se deslocasse ora para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual, sendo que os filósofos procuravam desenvolver um processo de construção consciente, isto é, o indivíduo deveria ser constituído de modo geral de corpo-mente e espírito.
- Explique a diferença entre a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.
R: Esparta e Atenas, dois modelos em educação.
Esparta era uma importante cidade-estado situada na península do Peloponeso que ao contrário das demais cidades gregas, valorizavam as atividades guerreiras, desenvolvendo uma educação severa com atividades voltadas para a educação física, formação de guerreiros e competições como o pentatlon (lutas corporais, corrida, salto, arremesso de disco e arremesso de lança). No inicio os costumes não eram tão rudes, e a formação militar eram entremeadas com a esportiva e a música.
Os Espartanos primavam o desenvolvimento do corpo físico ao invés do intelectual.
Já em Atenas, priorizavam a formação intelectual sem deixar de lado a educação física que não se reduzia apenas a simples destreza corporal, mas com uma preocupação moral e estética, além da educação física, a música também era muito valorizada, assim como a poesia, o canto, e a dança.
Atenas foi a cidade-estado de origem da filosofia, sendo esta a maior contribuição para a Educação grega, promovendo a formação intelectual, e a educação do espírito.
- Qual foi a contribuição de Homero e de Hesíodo para a educação, na Idade Antiga? Responda, citando suas principais obras.
R: A educação na Idade Antiga era feita através da musica, do canto, poesias, por cantores nas praças, sem algum registro escrito. Homero um aristocrata, culto escreveu duas grandes obras: Ilíada e Odisséia, que relatavam os valores das guerras, da importância dos guerreiros, da luta, do herói, da coragem, da lealdade, da bravura. Homero era chamado de educador da Grécia.
Hesíodo representava o mundo e a cultura do ponto de vista rural, exaltando a importância do trabalho, da agricultura, da terra. Ele deixa dois poemas: “A Teogonia” e “Os trabalhos e os dias”. Em “A Teogonia”, ele busca explicar o surgimento de inúmeras divindades, assim colocando uma ordem no caos. Já em “O trabalho e os dias”, ele se dirige a seu irmão Perses, com a finalidade de incentivá-lo ao trabalho e a prática da justiça. Os poemas de Hesíodo ensinavam modelos de comportamento, tratando de questões humanas e universais.
- Pesquise sobre a etimologia da Palavra Pedagogo, assinalando a sua importância na Idade Antiga.
R: De acordo com o dicionário Aurélio, a etimologia da palavra Pedagogo, significa: O que aplica a Pedagogia, que ensina; Professor.
Na idade antiga pedagogo era o que conduz, isto é, quando a criança estava em idade para ir escola eram acompanhadas de um pedagogo, geralmente escravo, que os conduzia e os ajudavam em seus afazeres, contribuindo para tornarem-se homens como um todo, sem a necessidade de formar um cidadão.
- No final da Antiguidade clássica, a educação greco-romana foi influenciada pela filosofia estóica. Tal processo histórico desencadeou mudanças significativas na cultura da época. Descreva as principais características do estoicismo, argumentando sobre a sua contribuição para a educação romana.
R: O homem deveria viver em harmonia com a natureza, o universo, para assim atingir a virtude, a sabedoria e a felicidade.
Viver a vida sem reclamar e aceitar o seu destino com tranqüilidade era o melhor a fazer já que a riqueza não trazia felicidade e o seu destino já estava traçado ao nascer.
E educação era familiar ou com os pedagogos escravos de origem grega que ensinavam a ler, escrever e quando iam para a escola aprendiam: a gramática, o latim, o grego e a retórica.
A fraternidade universal era pregada entre os homens para promover o desligamento e a independência do mundo exterior.
Os excessos cometidos pelos rapazes da puberdade ao casamento, foram contidos, tornando-os castos para o casamento.
- Quais são os princípios pedagógicos apregoados por Aristóteles? Tais princípios são válidos para a sociedade atual? Justifique.
R: Os princípios pedagógicos de Aristóteles foram divididos em três etapas durante o desenvolvimento humano.
Primeiro; a vida física, segundo; o instinto e em terceiro; a razão.
De acordo com Aristóteles, estas etapas foram responsáveis para o processo gradual dos exercícios e estudos, transformando a humanidade.
Tais princípios são validos para a sociedade atual. Havia a preocupação de Aristóteles com as famílias mal estruturadas, já que as mesmas poderiam gerar filhos com conflitos. Assim necessitando de auxilio nos cuidados básicos com as crianças desde a mais tenra idade.
...